Associação positiva é o segredo para que o pet responda ao ser chamado; veja como ensiná-lo
Maksim Goncharenok/Pexels
Associação positiva é o segredo para que o pet responda ao ser chamado; veja como ensiná-lo

Muitos gateiros já passaram pela experiência de, ao adotar um novo gatinho, tentar escolher o melhor nome possível para o pet, que combine com alguma característica físicacor ou traço de personalidade do bichinho e, na hora de chamá-lo, nada acontecer.

Há quem acredite que os gatos não entendem o próprio nome, já outros garantem que os bichanos entendem, sim, mas optam por ignorar. Segundo a médica-veterinária Melyssa Shimamoto, essa teoria tem fundamento, porém, não é como se pensa e é preciso que o tutor use os estímulos corretos ao ensinar o nome ao novo membro da família.

“Ensinar um felino a compreender um chamado, pode ser um trabalho gradual, mas que com paciência, consistência e reforço positivo, é possível sim”, diz Melyssa ao Canal do Pet.

“Associar a palavra/nome a uma recompensa positiva, seja ela um petisco, brinquedo ou até mesmo um carinho, faz com que o pet assemelhe essa palavra a algo bom, e sempre que for chamado, despertará essa sensação boa para o felino.”

Use as recompensas certas

Os gatos respondem a estiímulos diferentes dos cães
Don Hassan/Unsplash
Os gatos respondem a estiímulos diferentes dos cães

Quando o gatinho não atender ao chamado, e o tutor se sentir desprezado por ser “ignorado”, Melyssa alerta sobre um erro que muitos tutores cometem ao tentar ensinar o nome ou alguns truques ao gatinho de estimação.

“Como geralmente assemelhamos cães com gatos, acabamos criando em nossa mente que as coisas devem ser feitas iguais para as duas espécies, e é aí que nos enganamos e achamos que os felinos nos ‘ignoram’, explica.

Ela continua: “Acontece que para alguns felinos a recompensa ou motivação podem ser diferentes. Cães, por exemplo, se motivam facilmente pelo contato e interação com seu tutor, o que pode ser bem diferente com os felinos, sendo assim associado a um não compreendimento desse movimento. Alguns felinos podem preferir brinquedos e petiscos como recompensa.”

É importante que o tutor observe o animal de estimação e compreenda o que ele realmente gosta e o estimula, lembrando que a preferência de um gato pode não corresponder a de outro.

Como ensinar o gato a responder pelo nome

Gatos são animais curiosos e tentem a responder aos estímulos
Bogdan Farca/unsplash
Gatos são animais curiosos e tentem a responder aos estímulos

Uma vez que se saiba quais são as melhores recompensas para o gatinho, o tutor deve elencar quais reforçadores positivos serão associados ao nome do pet.

“Após observar qual estímulo chama mais atenção do seu pet, com ele próximo a você, comece chamando-o pelo nome e entregue a recompensa. Depois de um período, faça isso quando ele estiver em alguns cômodos da casa, mais distante, chame-o novamente e se ele vir até você, entregue a recompensa”, completa Melyssa.

Acompanhe o Canal do Pet também nas redes sociais:  Instagram, X (Twitter)Facebook.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!