Uma das primeiras coisas que a família pensa ao receber um novo bichinho de estimação em casa é qual será o nome dele. Na maioria das vezes tudo é muito bem pensado e debatido, assim, todos ficam felizes. Mas os trabalhos relacionados a essa questão não param por aí, ainda tem a parte mais difícil que é ensinar para o cachorro o nome dele e fazer com que ele atenda aos chamados.
+ Confira mais de 100 ideias de nomes para cachorro e escolha o seu favorito
A tarefa de ensinar pode ser difícil e cansativa, mas é muito importante para estabelecer os primeiros contatos entre animal e dono. Além disso, toda as fases de educação do cachorro, como fazer as necessidades no lugar correto, por exemplo, podem depender do dono conseguir chamar a atenção dele e, na maioria das vezes, isso é feito utilizando o nome.
A rapidez com que cada cachorro aprende determinada coisa pode variar bastante, mas existem alguns fatores que podem ajudar no quesito nome. O primeiro deles está na escolha, nomes grandes ou difíceis de serem pronunciados podem se tornar complicados para o entendimento do cão. É preferível que palavras pequenas, curtas e de fácil pronúncia sejam utilizadas.
O segundo ponto é, pelo menos no início, evitar chamar o animal por apelidos, isso pode acabar confundindo ele. Dessa forma, use apenas o seu nome e tente mostrar bastante empolgação todas as vezes. Isso chamará a atenção do bichinho e fará com que ele associe com coisas boas.
+ Dicas de nomes engraçados para cachorro
Hora de ensinar
Além das pequenas atitudes tomadas no dia a dia, o dono terá que separar um tempinho para aulas, só assim o resultado será satisfatório. Esse momento deve ocorrer quando o cachorro estiver calmo, mas não cansado.
O dono deve pronunciar o nome várias vezes e dizer "sim", recompensando com um brinquedo, um carinho ou um petisco todas as vezes que houver uma resposta por parte do animal. Após dar certo pelo menos cinco vezes, substitua o "sim" pelo nome do cachorro. Repita isso quantas vezes forem necessárias, sem levar o bichinho à exaustão, faça apenas enquanto possuir sua atenção. Paciência e carinho são peças chave nesse processo.
+ Qual a melhor fase para realizar o adestramento de cães?
Assim que a resposta estiver acontecendo, é hora de pular para outro nível. Agora, o dono deve chamar o cão quando ele estiver distraído. Se ele atender e ir ao encontro, recompense de forma mais alegre. Dessa forma, o bichinho irá associar seu nome a carinho e comida, tudo que ele mais gosta.
Quando o tutor menos esperar o difícil processo de ensinar terá dado certo e o animal atenderá sempre que for chamado pelo nome.