Qual é a melhor fase para adestrar o cachorro?

Um pet obediente

Ao adotar um cachorro, um dos maiores desafios é o de fazer com que o novo pet obedeça às ordens do tutor. Fazer daquele filhote um cão adulto obediente nem sempre é fácil, para isso é preciso tempo, paciência e dedicação. Muitas vezes é preciso a ajuda de um profissional.

Reprodução/ Redes Sociais

A idade certa

O ideal é mesmo começar o treinamento com o pet ainda filhote, quando o cão está em processo de amadurecimento e, de preferência, nos primeiros meses de vida. É nessa fase que ele terá mais capacidade de absorver as informações e o cérebro em desenvolvimento.

Darinka Kievskaya/Unsplash

Evoluindo aos poucos

Tudo pode ser feito de forma gradativa, com situações e exigências mais simples até respostas mais maduras, ao atingir uma idade adulta.

Chewy/Unsplash

Quando começar

Para ter uma melhor noção de como começar a ensinar o pet os comandos mais básicos para uma boa convivência, é preciso ter em mente algumas questões importantes, como a idade do cão, por exemplo.

flouffy/unsplash

Tempo para amadurecer

Nem todos os cães amadurecem ao mesmo tempo e, além da raça, é preciso analisar a personalidade de cada um. Um Lhasa Apso, por exemplo, é considerado criança até os 2 anos de idade. Cães de porte pequeno, no geral, amadurecem a partir dos 9 meses de idade.

Pixabay

Até os 2 anos é o ideal

Seguindo pela fase de cada pet, pode variar bastante, mas o consenso segue que o ideal é que o cão comece a ser adestrado até os 2 anos de idade, no máximo. Mas nada impede que um cão já adulto também venha a ser adestrado.

shutterstock

O bom de uma má coordenação

Um filhote nasce atrapalhado e “desengonçado”, por ainda não ter um bom equilíbrio e pouca coordenação motora. Por mais incrível que possa parecer, isso é positivo para que ele comece a aprender alguns comandos.

Para o comando “senta”

No caso desse comando básico, que é algo quase automático para os filhotes, um truque usado é colocar a recompensa sobre a cabeça do pet. Como nessa fase eles ainda não têm o controle para andar para trás, ao tentar pegar o petisco, a reação comum será cair sentado.

Dar a pata

O movimento de dar a pata é relativamente simples, esse é um movimento usado para apertar as tetas da cadela mãe a fim de obter mais leite e também pedir mais comida ao tutor.

Richard Brutyo/Unsplash

Porque o petisco sempre ajuda

Com um petisco o adestramento fica ainda melhor porque a reação é responder ao comando sempre que receber uma recompensa. É um instinto natural.