Como ensinar o cão a dar a pata

É comum vermos na TV e no cinema cães realizarem grandes feitos e truques impressionantes, mas nenhum animal nasce sabendo e todos precisam de um bom adestramento. Mesmo para truques simples e tão valorizados, como dar a pata, os pets precisam de algum treinamento.

São só alguns passos

Estimular o cérebro dos cães é importante e é bem recompensador o quanto o relacionamento com o tutor melhora durante esse processo. Todos os cães podem, com mais ou menos treinamento, aprender alguns truques. É bem tranquilo, apenas requer tempo e comprometimento.

PixabayMylene2401

Passo 1: Paciência

Cada cachorro tem seu tempo para aprender, por isso é preciso paciência. Não adianta tentar ensiná-lo por poucos dias e desistir. É possível que seu pet precise de mais sessões e demore para assimilar os comandos. Também é importante não ficar frustrado, pois o animal ficará igual. Por isso, tenha calma. Aprender e ensinar devem ser tarefas prazerosas para ambos.

Pixabay/guvo59

Passo 2: Um bom petisco

Escolher o petisco certo é uma parte importante para ter sucesso no adestramento. Eles serão o estímulo para o pet realizar seu comando e, se fizer a ação desejada, irá ganhar a recompensa.

Freepik/reprodução

Passo 3: Comando verbal e gesto

Para ensinar o animal também é importante escolher um gesto adequado e um comando verbal. Isso irá ajudá-lo a assimilar sua ordem e aprender corretamente. O ideal é que seja apenas uma palavra, no caso "pata" ou "dá a pata". Escolha uma mão para ele dar a pata e use sempre a mesma durante o treinamento para não confundir o cão. É preciso ser firme quando for falar e realizar o gesto.

FreePik

Passo 4: Defina um local para o treinamento

Ensinar a dar a pata é relativamente fácil, mas o treinamento terá mais êxito se o ambiente não possuir distrações. Televisão, pessoas, outros animais e brinquedos são alguns exemplos de coisas que tiram a atenção do cachorro. Dessa forma, escolha um local tranquilo e silencioso para iniciar o treinamento.

Pixabay

Passo 5: Ensinando a dar a pata (Método 1)

Primeiro diga ao cão para se sentar. Será mais fácil ensiná-lo desta forma. Pegue a pata escolhida ao mesmo tempo em que diz o comando verbal. Fale em um tom agradável e calmo. Assim que fizer o movimento, dê o petisco para comer. Continue repetindo o processo até ele realizar sozinho e compreender seu comando.

Ensinando a dar a pata (Método 2)

Coloque o petisco dentro da mão e o deixe apenas cheirá-lo. Leve o petisco até uma das laterais do cão, aproximando de um dos lados do focinho. A intenção é induzi-lo a abrir sua mão com a pata. É provável que use a boca para pegar, não faça nada se ele agir assim, pois não é o comportamento esperado. Quando ele fizer o certo, elogie, diga o comando e dê o petisco.

Passo 6: Elimine os petiscos

Após algumas sessões de treinamento, comece a eliminar os petiscos aos poucos. Não deixe de fazer elogios e dar o comando verbal, mas retirar os petiscos é importante para ver se ele realmente aprendeu e não só está interessado na comida. Carinhos e brinquedos também podem representar boas recompensas. O adestramento não deve ser interrompido logo que deixar o petisco.

Reprodução

Dicas gerais 1

Longas sessões de treinamento podem não ser uma boa ideia. O cão acaba ficando entediado, o dono cansado e o treino não terá o efeito esperado. Diminua a duração do adestramento para cinco ou dez minutos, apenas algumas vezes ao dia.

Reprodução/Patas Para Você

Dicas gerais 2

Em vez de petisco, experimente usar um clicker. Esse dispositivo chama a atenção do cão, que associa o som com o recebimento de uma recompensa. Adestrar usando este aparelho pode funcionar melhor com alguns animais, vale o teste.