Quando adquirimos um cachorro, é normal não sabermos como educá-lo sozinho. Uma opção é contratar um profissional, mas nem todos tem condição financeira ou tempo livre para lidar com um treinador. É nesse momento que acabamos nos deixando levar pelos conselhos de outros tutores sobre o adestramento de cães.
Leia também: Como e quando dar uma bronca no animal de estimação
Nem sempre isso é visto como um problema, mas existe a chance de cometermos erros na hora do treino e nos afastarmos do objetivo principal. Afinal, não é todo mundo que conhece os macetes e estratégias corretas para o adestramento de cães . Para evitar isso, conheça os erros mais comuns cometidos pelos donos e fuja deles.
Extinguir comportamentos problemáticos de uma vez
É impossível mudar o comportamento do canino da noite para o dia. Educação é um processo gradual, exigindo paciência e tempo. Se você pular essa etapa, o animal pode ficar traumatizado e deixar de aprender para sempre.
Entenda que ordens severas sem treinamento ou atitudes violentas provocam ansiedade, diversos problemas de conduta e até reações agressivas.
Usar a força durante o treinamento
Bater, brigar e gritar com o pet não o fará aprender mais rápido. Obrigá-lo a entender com base na força apenas o afastará do objetivo principal. Lembre-se que o animal não entende o que você fala e muito menos porque está bravo com ele. Paciência, amor e tolerância são fundamentais durante os treinos. Só assim terá resultados positivos.
Punir o pet quando erra
Punição aos animais é algo que deve ser repudiado em qualquer situação. Elas podem trazer sérias consequências em termos psicológicos e emocionais, por isso não devem ser usada no adestramento.
Leia também: Saiba como a psicologia pode ajudar no adestramento de cães
O que é realmente funciona com os peludos é o reforço positivo . A base dessa técnica é educar com amor e recompensar os atos de obediência. O prêmio pode ser qualquer petisco que o cão gostar, ou simplesmente um gesto de amor.
Culpar o animal
Na maioria das vezes, o cão demora a entender a ordem e comete muitos erros, sobretudo no começo de treino. Nesses momentos, é comum o dono perder a paciência e culpar o animal. Em vez de brigar com ele, comece a analisar os seus métodos de ensino. É possível que as técnicas de adestramento não estejam funcionando, o que explicaria a dificuldade do pet.
Lembre-se que não existem cães incapazes de aprendem, mas donos sem experiência no quesito ensino. Encare o fracasso como um incentivo para melhorar as técnicas utilizadas. É responsabilidade dos donos corrigirem o problema de adestramento.
Não dizer ordens claras
Para que as aulas deem certo, os métodos de ensino devem ser simples, com palavras curtas e orientações básicas. Então, antes de fazê-lo aprender coisas complicadas, como dar a pata e "fingir de morto", oriente comandos mais fáceis, como sentar.
Não se esqueça de que os cães só entendem ordens ditas com palavras de uma sílaba. Falar frases longas e complexas não resolverá seu problema. Na hora do adestramento, escolha uma palavra simples e fácil para associar a ordem dita.
Leia também: Comando para cachorro? Confira algumas dicas para ensinar o "fica"
Esses são os erros mais comuns que os donos cometem. Tenha cuidados para não praticá-los durante o adestramento de cães . Paciência, carinho e determinação é a chave para conseguir sucesso nos treinos.