O latido é da natureza dos cães, variando apenas em quantidade e intensidade. O ato possui diversas finalidades que vão desde comunicação, expressão dos sentimentos e até mesmo defesa. Entretanto, um cachorro latindo demais pode ser sinal de algum problema com o pet.
Leia mais: Cortar as cordas vocais do cão se ele late muito é uma boa ideia?
Além disso, um cachorro latindo insistentemente e com muita frequência pode desequilibrar uma família e trazer problemas com os vizinhos. Por isso é preciso identificar o motivo do latido excessivo e depois tomar medidas educativas com o pet, inibindo o ato.
Por que o cachorro late muito?
O latido não é necessariamente uma coisa ruim, os pets latem por alegria e felicidade. Outros motivos para o comportamento são:
- Querer interagir com outro cachorro;
- Querer brincar;
- Medo de algo que viu, ouviu ou sentiu;
- Avisar que detectou algo suspeito;
- Proteger o próprio território.
Os motivos listados acima são naturais e, na maioria dos casos, não levam o pet a latir excessivamente. Entretanto, existem outras causas que são motivo de preocupação para os donos:
- Tédio ou frustração: A falta de brinquedos, atividades físicas e interação com os donos ou outros animais pode deixar o animal frustrado
- Chamar atenção:
O cão também pode latir para chamar a atenção do dono e conseguir comida, carinho, entre outras coisas.
- Dor: Cães doentes ou feridos latem quando sentem dor. Nesses casos, além do latido algumas outras atitudes e mudanças comportamentais podem ser notadas no bichinho.
Veja também: Você sabe dizer por que os cachorros latem?
Como lidar com cães que latem muito?
Brigar com o cachorro só irá piorar o quadro de latidos caso o interesse do pet seja chamar a atenção. Nesses casos, qualquer tipo de reação do dono será vista como recompensa, pois ele parou de fazer o que estava fazendo para se dedicar ao cão.
Ao contrário disso, fique mais perto do pet em horários específicos do dia e em momentos em que ele está requisitando o seu carinho. Certifique-se que a alimentação dele está adequada, deixe brinquedos disponíveis para o pet e o leve para passear diariamente para que ele consiga gastar energia.
Não deixe o local de descanso do pet perto de lugares movimentados, como ruas ou locais de passagens de pessoas. Isso pode gerar estresse no pet, o levando a latir ainda mais. Caso ele demonstre medo a certo objeto ou pessoa, procure introduzir tal elemento gradativamente na sua vida, para que ele perca assim o estranhamento com tal coisa.
Leia mais: 10 raças de cachorros que latem com maior frequência
Jamais recompense ou distraia o pet nesses casos, isso pode piorar o cenário. Por exemplo, um cão que late por medo e ganha um petisco logo irá correlacionar o alimento com o ato de fazer barulho, piorando o seu comportamento. Em últimos casos, um especialista em comportamento animal poderá indicar qual é a melhor forma de lidar com um cachorro latindo excessivamente.