Yorkshire, Poodle, Cairn e Lhasa Apso estão entre as raças de cachorro que mais latem; saiba o por que e quais são as outras raças

O York Shire está entre as raças de cachorros que latem mais
Reprodução
O York Shire está entre as raças de cachorros que latem mais

Não seria ótimo se o seu cão pudesse falar para expressar todas as suas vontades e necessidades? Infelizmente, isso não acontece e a forma que ele tem para tentar se comunicar é o latido, barulho que muitas vezes não entendemos o significado. Os cachorros que latem podem estar querendo expressar fome, ansiedade, tristeza e muitos outros sentimentos. 

Existem algumas raças que são mais expressivas do que outras e, por isso, conhecidas como os cachorros que latem com maior frequência. É muito importante ficar atento a isso na hora de receber um animalzinho em casa. Se ele não for educado corretamente, o latido dele pode acabar gerando alguns problemas com os vizinhos, por exemplo. 

Raças que mais latem 

Os cachorros de menor porte tendem a se destacar quando o assunto é latido, especialmente os terriers, grupo que engloba o Yorkshire, Cairn e o West Highland. O Poodle e o Chihuahua também são referência quando o assunto é latir em horas inapropriadas. Outras raças como Pincher, Lhasa Apso, Doberman, Setter Irlandês e Pastor de Shetland também chamam atenção pelo latido, mas eles se manifestam com menos frequência quando comparados as raças citadas anteriormente. 

Então a lista dos cachorros que latem mais fica assim: Yorkshire, Poodle, Chihuahua, Pincher, Pastor de Shetland, Setter Irlandês, Cairn, West Highland, Doberman e Lhasa Apso. 

O Setter Irlandês é um dos cachorros que latem bastante por natureza
Reprodução Pinterest
O Setter Irlandês é um dos cachorros que latem bastante por natureza


O que fazer

Se você tem algum desses cachorros em casa e se irrita ou tem problemas constantes com o fato de ele querer se comunicar o tempo todo, existem algumas formas de ensiná-lo a ser mais calmo nesse sentido. Para a maior parte deles, o latido é uma forma de chamar a atenção e quando esse for o caso, se você gritar ou tentar repreendê-lo de alguma forma, estará piorando as coisas, porque de uma forma ou de outra, ele está conseguindo o que quer. Portanto, procure simplesmente ignorar quando ele começar a latir sem parar tentando lhe atrair.

Outra opção é olhar para o cachorro e dizer apenas a sua palavra de comando. Aos poucos, ele vai aprender a associar que não pode latir sem razão e, quando isso acontecer, é interessante recompensá-lo, mesmo que seja apenas com um biscoito canino. Mas não se esqueça de se certificar de que ele realmente está latindo sem motivo.

via GIPHY

Essas 10 raças de cachorro que latem mais costumam fazer muito barulho quando chega uma visita em casa, até como um instinto de proteção. Se esse é o seu problema, o primeiro passo é prender o animal para que o convidado possa entrar na sua casa sem se assustar. Depois de alguns minutos, solte o cão e coloque biscoitos caninos nos pés dos visitantes, para que o pet entenda que aquelas pessoas também são amigas. É importante pedir que os seus convidados não deem atenção para os latidos desnecessários.

Tudo isso pode amenizar um pouco a frequência dos latidos, mas lembre-se de que latir muito é uma característica, um traço que faz parte da personalidade dessas raças. Você não vai conseguir transformar cachorros que latem em um animal praticamente mudo porque isso vai contra a natureza dele. Por isso, o mais importante é buscar todas as informações sobre a raça antes de escolher o amigo que será comprado ou adotado, assim, você evita estresse desnecessário, tanto para a família quanto para o animal. O bichinho escolhido deve combinar com o que você ou sua família espera.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.