Muitos donos preferem não ensinar nenhum dos comandos básicos para seus bichinhos de estimação por acharem que a única função deles é "parecer bonitinho" e acabam optando por evitar o condicionamento. Claro que é muito diverto quando o cachorro dá a patinha, deita e rola, mas a utilidade disso vai muito além do "ser fofinho". Algumas raças podem aprender com mais facilidade do que outras.
O adestramento tem a função de separar o dominante do dominado dentro de uma casa e os comandos básicos são o ínicio de tudo. A partir do momento em que o animal aprende a sentar, deitar, dar a patinha e rolar, ele aprende o que é obedecer. Essa obediência ajudará, por exemplo, a ensinar o lugar certo para fazer xixi ou evitar que os sapatos sejam destruídos. A efetividade de um adestramento dependerá disso e da técnica de recompensa e repreensão.
Todo ensinamento que for dado para o cachorro deve ser baseado no respeito. Ou seja, quando o animal acerta, ele ganha uma recompensa e quando erra é repreendido de maneira categórica, o dono se mostra bravo, podendo inclusive segurar a pele acima do pescoço para mostrar o quão errado ele está. As palavras "não" e "sim" devem ser repetidas a cada erro ou acerto.
Como ensinar os comandos básicos
Os comandos básicos podem ser ensinados por um profissional ou diariamente em casa mesmo. Para a segunda opção, tenha sempre algumas comidinhas saudáveis e gostosas para oferecer quando houver um acerto. Algumas dicas de como fazer o animal entender os comandos são:
- Para sentar: pegue o petisco, coloque em cima do focinho do cachorro e vá levantando até que ele não queira mais ficar em pé e sente. Só então dê a comida. Enquanta isso repita a informação "senta".
- Para deitar: funciona praticamente da mesma forma, só que descendo o petisco até o chão.
- Não dê broncas o tempo todo. Sempre que for repreender o animal, faça isso logo após o erro. Você pode borrifar um pouco de água no rosto do cachorro quando ele fizer algo ruim.
- Sempre demonstre que está feliz com os acertos, não só com comidinhas, mas com carinho e palavras de incentivo.
A partir daí basta repetir e aplicar os comandos básicos no dia a dia.