
Um vídeo curioso está conquistando a internet ao mostrar um gatinho com um gosto, digamos, pouco comum.
No vídeo, o felino aparece comendo sua ração tranquilamente, mas o detalhe que chamou a atenção é o que está ao lado do potinho: um pepino.
Entre uma lambida e outra, ele intercala a ração com o legume, como se fosse parte do cardápio.
A cena inusitada rendeu risadas e comentários criativos. “Dieta da nutri: salada e proteína”, brincou um internauta. Outro questionou: “É a tal história de que os gatos morrem de medo do tal do pepino?”.
Já um terceiro destacou: “É o primeiro gato que eu vejo não se assustar com o pepino”.
Entre piadas e elogios, muitos também apontaram o comportamento “fit ” do animal. “Um almoço com saladinha super nutritivo”, comentou outro usuário.
Saiba mais
Durante décadas, filmes, desenhos animados e até expressões populares ajudaram a consolidar a imagem clássica do gato saboreando um pires de leite. Mas, ao contrário do que muitos acreditam, essa cena tão comum pode representar um sério risco à saúde dos felinos.
Segundo a pesquisadora Julia Henning, doutoranda em Comportamento Felino na Universidade de Adelaide, em entrevista ao site The Conversation, a maioria dos gatos adultos é intolerante à lactose.
Isso ocorre porque, após o desmame, a produção da enzima lactase, responsável por digerir o açúcar do leite, cai drasticamente.
Sem essa enzima, o consumo de leite de vaca pode causar diarreia, vômitos, gases e dor abdominal. Em quadros mais graves, a perda de líquidos pode levar à desidratação, enfraquecendo o sistema imunológico e provocando perda de peso e apatia.
Julia Henning também alerta que o alto teor de gordura do leite de vaca pode favorecer o ganho de peso e contribuir para distúrbios metabólicos. Mesmo que o animal não apresente sintomas imediatos, o ideal é evitar oferecer o leite de forma regular.