Mãe de pet
Reprodução/freepik
Mãe de pet

Assim como nós, os animais de estimação também podem sentir ciúmes  e isso é mais comum do que muitos tutores imaginam.

Seja por atenção, brinquedos ou até por um cantinho preferido da casa, cães e gatos podem demonstrar desconforto e insegurança diante de mudanças ou da presença de outros pets e pessoas .

O ciúme é um sentimento relativamente comum entre os pets. Ele pode ser voltado tanto aos tutores quanto aos pertences, como brinquedos, camas, comedouros, ou até a espaços específicos da casa” , explica a veterinária Graziella Lava.

Segundo ela, esse comportamento é geralmente gerado pelo medo de perder algo ou alguém importante. Isso pode acontecer, por exemplo, com a chegada de um novo animal de estimação, de um bebê ou até mesmo com visitas mais frequentes de amigos e familiares.

As reações variam bastante. “Os pets podem demonstrar ciúmes latindo, rosnando, tentando morder ou até se isolando e ficando tristes. Em alguns casos, eles podem fazer xixi ou cocô fora do lugar ou destruir objetos da casa”, diz Graziella .

Para evitar esses comportamentos, a socialização desde cedo é uma das principais recomendações.

Petiscos funcionais para cachorros oferecem nutrientes e trazem inúmeros benefícios, diz veterinária
Divulgação
Petiscos funcionais para cachorros oferecem nutrientes e trazem inúmeros benefícios, diz veterinária

“Todo tutor que adquire um cão deveria socializá-lo, levando-o a áreas de convivência com outros cães e humanos, como parques, creches ou espaços-pet. A aceitação de outro indivíduo sempre é mais fácil fora do território próprio”, orienta.

Um animal bem socializado tende a lidar melhor com a divisão de atenção.

“Ele entende que compartilhar o carinho do tutor não significa ser deixado de lado” , afirma a veterinária.

Quando os sinais de ciúmes passam a atrapalhar a rotina ou o bem-estar do pet, vale buscar ajuda profissional.

“Em alguns casos, é necessário contar com especialistas em comportamento animal. E sempre trabalhando com reforços positivos, como afagos extras e petiscos”, recomenda.

Além disso, existem alternativas complementares que podem ajudar. “Recursos como florais e feromônios também podem ser indicados por um médico veterinário para cuidar desse sentimento tão incômodo”, conclui Graziella .

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes