
As festas juninas são um dos momentos mais aguardados do ano, e muitos tutores querem incluir seus pets na diversão. No entanto, é preciso atenção: comidas típicas e ambientes barulhentos, muitas vezes, podem representar riscos à saúde dos animais.
A médica-veterinária e gerente técnica da Boehringer Ingelheim Karin Botteon garante que os pets também podem aproveitar o arraiá, com segurança e bem-estar.
“É muito importante que os tutores fiquem atentos ao que oferecem aos seus animais durante as festas. Alimentos como doces típicos, embutidos e pratos temperados podem causar sérios problemas de saúde.”
A especialista completa: “O ideal é manter uma alimentação equilibrada e, caso queira oferecer um agrado, que seja algo seguro e em pequenas quantidades. Mas, muita atenção, se o cão sofre de algum distúrbio gastrintestinal conhecido, seja alergias ou alguma sensibilidade, considere oferecer petiscos específicos para cães sob orientação do médico-veterinário.”
Confira quais alimentos são permitidos ao pet, segundo a médica-veterinária:
- . Milho cozido (somente os grãos, sem sal, manteiga ou temperos);
- . Pipoca sem sal, açúcar ou manteiga;
- . Carne simples, bem cozida e sem gordura, sem sal, manteiga ou temperos
Não permitidos:
- . Doces juninos como paçoca, canjica e bolo de milho;
- . Espiga de milho inteira;
- . Alimentos com temperos, sal ou embutidos (ex: salsicha e linguiça)
Além da alimentação, a proteção contra parasitas é essencial, especialmente em ambientes abertos e com grande circulação de pessoas e animais. Pulgas, carrapatos e vermes intestinais embora menos frequentes nessa época do ano, quando as temperaturas estão mais frias, ainda assim podem cruzar o caminho do seu pet podendo comprometer seriamente a saúde dele.
“A prevenção é sempre o melhor caminho. Com a proteção adequada, o pet pode aproveitar essa festa com a família sem preocupações” , finaliza.