
Os pássaros são animais inteligentes, afetuosos e que podem viver por muitos anos, tornando-se verdadeiros membros da família. Por isso, muitos tutores têm o hábito de compartilhar alimentos com eles. No entanto, alguns produtos comuns na dieta humana podem ser extremamente tóxicos para as aves, causando desde doenças graves até a morte.
A veterinária Lauren Jones explica que os pássaros têm necessidades nutricionais específicas e não processam os alimentos da mesma forma que humanos ou outros pets. "Uma dieta inadequada pode levar à desnutrição, obesidade e até envenenamento" , alerta.
Alimentos que devem ser evitados
Abacate – todas as partes da fruta (folhas, casca, polpa e caroço) contêm persina, uma toxina que causa problemas cardíacos e respiratórios, podendo ser fatal em até 48 horas.
Chocolate – rico em teobromina e cafeína, pode provocar arritmia, hiperatividade, convulsões e morte.
Sementes de frutas – maçãs, cerejas, pêssegos e damascos possuem cianeto em seus caroços, altamente tóxico para aves.
Cebola e alho – podem causar danos às células sanguíneas, fígado e rins.
Alimentos gordurosos e salgados – sementes de girassol, por exemplo, são equivalentes a fast food para pássaros, levando a obesidade e doenças hepáticas.
Xilitol – adoçante artificial que provoca hipoglicemia e danos ao fígado.
Produtos com mofo – amendoins e milho mofados são perigosos, pois as aves são sensíveis a toxinas fúngicas.
O que fazer em caso de intoxicação?
Aves não conseguem vomitar, portanto, nunca tente induzir o vômito em casa. Se o pássaro ingerir algo tóxico, leve-o imediatamente ao veterinário. O tratamento pode incluir fluidoterapia, carvão ativado e suporte respiratório.
Dieta ideal para pássaros
A base da alimentação deve ser ração específica em pellets (80% da dieta). Petiscos humanos só devem ser oferecidos ocasionalmente e com orientação profissional. "Pássaros são seres sensíveis. O cuidado com a alimentação é essencial para uma vida longa e saudável" , reforça Jones.