Por que cães giram antes de deitar? Herança dos lobos explica
Reprodução/freepik
Por que cães giram antes de deitar? Herança dos lobos explica

Quem tem um cachorro em casa já presenciou a cena: o animal dá várias voltas em círculos antes de finalmente se acomodar para dormir. O comportamento, que pode parecer apenas um ritual engraçado, na verdade, é um resquício de seus antepassados selvagens.

Segundo especialistas, esse hábito remonta aos lobos, de quem os cães descendem. De acordo com a Britannica, ao girar em um mesmo local antes de deitar, os lobos achatavam a vegetação, afastavam pedras, galhos e insetos, criando uma superfície mais confortável e segura para o descanso. Mesmo após milênios de domesticação, os cães ainda mantêm esse instinto, mesmo em ambientes domésticos, onde o chão é liso e macio.


A ligação entre lobos e cães

A relação entre humanos e cães é antiga. As evidências mais antigas dessa conexão foram encontradas na Alemanha, em 1914, quando arqueólogos descobriram um cachorro enterrado ao lado de dois humanos, em um sítio datado de aproximadamente 14.200 anos. Estudos genéticos indicam que o lobo-cinzento (Canis lupus) é o principal ancestral dos cães domésticos, que, ao longo do tempo, foram selecionados por características como docilidade e adaptação à convivência com pessoas.

Apesar das mudanças físicas e comportamentais resultantes da domesticação, muitos traços dos lobos permanecem nos cães. O ato de girar antes de  deitar é um desses comportamentos herdados, mostrando como instintos ancestrais ainda influenciam os animais mesmo em um ambiente completamente diferente da vida selvagem.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!