
Um grupo de pinguins-de-magalhães foi devolvido ao mar da Argentina após serem resgatados. Os onze animais, quatro adultos e sete filhotes, foram encontrados em diferentes praias da costa de Buenos Aires.
Eles apresentavam quadro de desnutrição, exaustão, hipotermia e fraqueza. Sergio Rodríguez Heredia, biólogo e chefe do Centro de Resgate da Fundación Mundo Mariño, instituição que os resgatou, explicou o quadro:
"Por serem inexperientes, muitas vezes têm dificuldade em localizar e capturar presas, o que os torna vulneráveis à desnutrição. Infelizmente, esse é um padrão que observamos todos os anos: animais muito jovens não conseguem encontrar alimento suficiente e chegam à costa exaustos”.
O tratamento e o retorno ao mar
Os pinguins se recuperaram no local, onde receberam um microchip para a identificação em caso de avistamentos futuros. O dispositivo permite o monitoramento e até reconstruir o histórico médico do animal.

A reinserção, na praia central de San Clemente del Tuyú, foi acompanhada por cerca de alunos do ensino fundamental de uma instituição da região. Karina Álvarez, bióloga e chefe de Conservação da Fundação, destaca a importância da ação.
“O contato direto com esses processos ajuda as crianças a entender a importância de cuidar dos ecossistemas e o papel que cada espécie desempenha”.