
Coyote, cão da Polícia Militar de SP, se tornou o primeiro a saltar de paraquedas com a corporação. A atividade foi realizada em Boituva, no interior de São Paulo, e faz parte do treinamento de intervenção tática.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o treinamento é para preparar o animal em ocorrências e salvamentos em que a melhor opção de atuação dos agentes seja com o uso de aeronaves.
Para garantir segurança durante o salto, Coyote utilizou equipamentos especiais que preservam sua mobilidade, respiração e alimentação. O cão foi acompanhado por uma veterinária em toda a missão e não apresentou interferências ou mudanças depois da atividade.
"Estabilidade emocional, agilidade e coragem fazem parte do perfil desse guerreiro de quatro patas", elogiou a instituição.
Conheça Coyote, o 1º cão da PM a saltar de paraquedas
Coyote é um pastor belga malinois de três anos. Ele fez parte da missão após participar de outras tarefas como descer de rapel. O cão policial é tutorado pelo cabo Diego Albuquerque, com quem realizou o salto.

O cachorro integra o Canil da corporação, além de atuar junto ao Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da PM. Agora o animal está habilitado para atuar em ocorrências que exijam o uso de aviões.
"Estabilidade emocional, agilidade e coragem fazem parte do perfil desse guerreiro de quatro patas. Coyote se tornou símbolo de coragem, confiança e profissionalismo", destaca a SSP.
Os cães policiais se aposentam com oito anos, ou antes, caso apresentem problemas de saúde. O cabo Diego Albuquerque pretende adotá-lo após o período na corporação, assim como fez com seu antigo companheiro, Ghost .