
Silveira, cachorro que vive há cerca de 10 anos no campus da Universidade Federal de Santa Maria(UFSM), se tornou um fenômeno nas redes sociais nos últimos dias. Uma postagem sobre o animal viralizou no X (antigo Twitter) e colocou o nome “ Silveira ” entre os assuntos mais comentados no Brasil na última segunda-feira (19).
O cão também ganhou homenagens, memes e milhares de seguidores em outras plataformas. A comoção foi tamanha que o próprio campus o nomeou Pró-reitor de Assuntos Caninos em uma postagem.
Cão carismático virou símbolo da universidade
Silveira chegou ainda filhote à UFSM e nunca mais saiu. Segundo a professora Fabiana Stecca, coordenadora do Projeto Zelo, ele já faz parte da rotina acadêmica.
“ A gente estima que ele tenha cerca de 10 anos e já faz quase nove que ele está entre nós ”, explicou em entrevista ao site da universidade.
Durante a pandemia, o cão permaneceu em uma casinha próxima ao antigo pronto-socorro do Hospital Universitário. Com o retorno presencial, voltou a circular pelo campus, especialmente nas áreas de convivência próximas ao Restaurante Universitário.
Silveira ganhou uma cama nova, feita sob medida, que virou ponto fixo de descanso. “ Ele ficou do tamanho certinho da cama. É o nosso grandalhão ”, contou Fabiana, com bom humor.
Com mais de 43 kg, o cachorro enfrenta problemas de saúde comuns a cães idosos . Já teve gastroenterite, apresenta artrose e dificuldades digestivas. Por isso, segue uma alimentação regrada, com ração específica.
“ Ele é fino. E a ração dele, por conta das condições de saúde, não costuma vir das doações ”, afirmou.
Atualmente, Silveira passa por um check-up no Hospital Veterinário Universitário (HVU) para avaliar se pode continuar vivendo livremente no campus ou se precisa de um lar definitivo. “ Será que não é hora de ele se ‘auposentar’? ”, questionou Fabiana.
A rotina do cão inclui visitas matinais aos prédios de Odontologia e Terapia Ocupacional. Também frequenta aulas, circula pela Biblioteca Central e late com mais frequência para carros brancos — comportamento curioso ainda sem explicação.
Silveira tem um apelido carinhoso entre alunos e servidores: Pró-Reitor de Assuntos Caninos da UFSM (PRAC-UFSM). Apesar de sociável com humanos, já se envolveu em brigas com outros animais e levou mordidas.
O Projeto Zelo cuida de Silveira e outros 80 animais no campus. Criado em 2014, atua com foco em educação e proteção, ligado à Pró-Reitoria de Extensão. O grupo conta com doações e vende produtos como ecobags e adesivos para manter as ações.
Para ajudar, é possível contribuir com Pix, itens de brechó, ração ou medicamentos. Interessados também podem se tornar voluntários no cuidado diário com os animais ou oferecer lar temporário.
A professora Fabiana destaca que a missão do projeto vai além dos cuidados físicos.
“ Precisamos de mais gente com sensibilidade para a causa animal. Nossa missão é educar e mostrar que todo cão ou gato abandonado merece uma segunda chance ”.
Acompanhe Silveira no perfil @silveirapodrao e saiba mais sobre o Projeto Zelo no @zeloufsm. Produtos para ajudar os animais podem ser encontrados no @grifedozelo.