
O gatinho Pugsley Addams, da raça Maine Coon, entrou para o Guinness World Records como o felino com a cauda mais longa do mundo. Com apenas dois anos de idade, ele teve a marca de 46,99 centímetros reconhecida oficialmente no fim de março, após medição feita por veterinários em Minnesota, nos Estados Unidos, onde vive com a tutora Amanda.
Segundo Amanda, o tamanho incomum da cauda já chamava atenção desde filhote. “ A primeira vez que o levei ao veterinário, ele entrou e disse: ‘Essa é uma cauda bem longa’”, c ontou ela.
Foi essa curiosidade que levou a tutora, com ajuda dos filhos, a pesquisar sobre a existência de recordes relacionados ao tema. “Descobrimos que o Guinness tinha uma categoria para isso” , explicou.
Após o título, a família precisou adaptar a rotina em casa para evitar acidentes com o "super rabo".

“Com quatro gatos, você aprende a ter alguma consciência de onde o rabo deles ‘deveria’ estar, então você não pisa nele, mas em situações como essa… Isso não se aplica a Pugsley, porque o rabo dele é mais ou menos uns 30 centímetros mais longo do que você acha que ele ficaria” , brincou Amanda.
Agora, o felino também recebe petiscos especiais, como carne seca — um dos seus favoritos.
Personalidade tranquila e fama na vizinhança
Dócil e carinhoso, Pugsley adora colo e já virou uma celebridade local. “Quando saímos, eles o chamam de ‘celebridade local!’”, disse a tutora, divertida com a repercussão.
Conhecidos por seu porte imponente, os Maine Coon são uma das maiores raças de gatos domésticos. Forte, peludo e adaptado ao frio, o Maine Coon costuma usar a própria cauda como cobertor natural.
Como a raça só atinge o tamanho completo por volta dos cinco anos, Amanda acredita que o recordista ainda vai crescer — e sua cauda também.