
O ataque de um grupo de leões é conhecido por combinar inteligência, velocidade e força. Normalmente, a caçada é bem-sucedida e os animais concluem o abate — sobretudo quando o objetivo são filhotes, que são mais frágeis e suscetíveis.
No entanto, não foi o que aconteceu quando os felinos decidiram que um pequeno búfalo seria parte do jantar. Em um vídeo viralizado na internet, é possível ver a tentativa dos predadores, que são impedidos por uma mãe obstinada.
Nas imagens, uma leoa chega a atacar o filho. Porém, a búfala age rapidamente e consegue afastá-la. Na sequência, o restante do grupo chega e o confronto fica desigual. Ainda assim, a fêmea adulta segue defendendo sua linhagem.

Depois de alguns segundos de ataques e contra-ataques entre os leões e a búfala, o restante da manada chega para defender a companheira e seu filhote. Se em maior número já estava difícil para os predadores, imagine em minoria.
O resultado, claro, não poderia ser outro: o grupo de búfalos conseguiu afastar os felinos. A mamãe búfala e seu filhote ficaram são e salvos. O vídeo já ultrapassou a marca de 1,5 milhão de visualizações.
Vale lembrar que búfalos e leões são inimigos naturais que se enfrentam diariamente na natureza. Embora a melhor defesa seja em grupo, um indivíduo da manada também é capaz de se defender de um grupo de predadores — o que não impede que alguns ataques sejam concluídos com sucesso para os carnívoros.
Os búfalos-africanos machos medems até 1,80 m de altura e pesam 900 kg de peso, enquanto as fêmeas até 1,60 m de altura e 600 kg de peso. Já o búfalo-asiático é maior, e pode chegar a 3 metros de comprimento e 1.200 kg de peso. O maior leão já encontrado pesava 272 kg.