Happy e Tobias
Reprodução/Instagram
Happy e Tobias

Um cachorro da raça Doberman se tornou sucesso nas redes sociais graças as suas habilidades de detectar problemas de saúde que possam afetar seu tutor, Happy Escobar, de 26 anos, garantindo assim o seu bem-estar.

Tobias, como é chamado, tem 3 anos e é um cão de serviço certificado, treinado para alertar o tutor sobre alterações na frequência cardia, entre outras condições. As informações são do Bored Panda.

“Ele é treinado para alertar sobre picos futuros na frequência cardíaca e quedas na pressão arterial, o que causa desmaios, tonturas, tremores e muito mais”, explicou Happy, que vive em uma ilha na costa de Washington, nos Estados Unidos.

Tobias Reprodução/Instagram
Tobias tem um gosto peculiar por caixas de papelão Reprodução/Instagram
Tobias adora assitir televisão aos domingos de manhã enquanto ainda está com seu pijama Reprodução/Instagram
Happy e Tobias Reprodução/Instagram
Tobias começou seu treinamento como cão de serviço quando era um filhote com poucas semanas de vida Reprodução/Instagram
Happy e Tobias Reprodução/Instagram
Happy, Tobias e Jake Reprodução/Instagram
Happy e Tobias Reprodução/Instagram
Happy e Tobias Reprodução/Instagram
Happy e Tobias Reprodução/Instagram

Conhecido como “The Kid” (O Garoto) nas redes sociais, Happy vive com uma síndrome de taquicardia postural - que traz sintomas como tontura, desmaios, fadiga extrema, dificuldade de concentração e dores de cabeça -, e síndrome de Ehlers-Danlos - condição rara causada por mutação genética, entre os sintomas estão fragilidades na pele, cansaço excessivo, articulações muito flexíveis e deslocamento das juntas. Parte de sua condição neurodegenerativa chamada disautonomia.

Para Happy, as condições afetam suas funções corporais não voluntárias, como pressão arterial, frequência cardíaca e respiração. “Esta é uma doença crônica e o único tratamento é a gestão. Um dos sistemas de gerenciamento mais versáteis e proativos disponíveis era um cão de alerta médico.”

Segundo Happy, Tobias foi treinado para alertar sobre enxaquecas e em tarefas de mobilidade, como contrabalançar para andar com firmeza, abrir portas, acender e apagar luzes, além de recuperar itens.

“Tobias não é apenas um aspecto inestimável da minha saúde no dia a dia, mas também é meu melhor amigo. Mesmo nos piores dias de saúde, ele sempre me faz rir”, disse Happy.

Tobias evita que Happy se machuque, como uma concussão, em troca de reforço positivo, como carinho e brinquedos - o favorito de Tobias é um tubarão de pelúcia chamado Frank.

Antes de Tobias, Happy foi medicamente assistido por Jake, um mestiço de pastor australiano, de 12 anos, que se aposentou de suas tarefas aos nove. Agora o cãozinho acompanha o tutor apenas como um amado pet de companhia, deixando as preocupações para o cão mais jovem.

“Estamos fora de casa 12 horas por dia, cinco dias por semana. Eu precisava de um cachorro que pudesse não apenas trabalhar aquelas horas, mas também que tivesse energia sobrando”, explicou Happy.

O jovem explica que preferiu um cão da raça Doberman para ser seu novo cão de serviço por fugir do pensamento comum, como cães Golden ou Labrador retriever, que são tipicamente inteligentes e sociáveis, ele queria algo que um cão com menor inclinação a interagir com outras pessoas.

“Um Doberman atinge todos os objetivos”, enfatizou Happy, descrevendo a raça como “extremamente atenciosa, inteligente e indiferente com pessoas e outros animais estranhos, mas sempre motivada a trabalhar e agradar”.

Tobias começou seu treinamento para se tornar um cão de serviço médico com seu criador quando era um filhote de poucas semanas, seu treinamento consistia em ser exposto a cheiros, texturas e sons à medida que seus olhos e ouvidos começavam a se abrir.

“Em tenra idade, ele aprendeu tudo sobre o grande mundo e aprendeu a ser apenas um cachorro”, disse Happy. “Depois que ele entendeu como ser um bom cachorro, seu treinamento como cão de serviço realmente começou.”

Agora um assistente médico especialista, a ajuda de Tobias permite que o tutor se prepare ou se prepare para ataques crescentes decorrentes de seus problemas de saúde.

“Quando ele me alerta sobre um aumento iminente na minha frequência cardíaca, sei que preciso sentar e tentar me regular para evitar desmaiar”, explicou Happy. “Vou me sentar e, se puder, apoiarei os pés acima do coração para evitar que o sangue se acumule nos meus pés.”

Ele faz questão de enfatizar ainda que, apesar de serem cães de serviço que precisam estar em alerta o tempo todo, é preciso cuidar para que a vida dos cães não seja baseada apenas em trabalho.

Tobias sempre tem seus momentos de diversão e recebe suas guloseimas favoritas. Tobias gosta de passar o tempo na praia, como admitiu seu dono: “Embora não seja muito bom nisso, ele adora nadar, ele tem um estranho fascínio por qualquer coisa do oceano”.

O Doberman também é uma boa companhia para assistir televisão. “Os filmes favoritos dele são os do Indiana Jones e Jurassic Park 2. Aos domingos de manhã, ele assiste Martha Stewart enquanto está de pijama e enrolado em um cobertor.”

O tutor ainda ressalta que cães de serviço em geral treinam a vida inteira para fazer seu trabalho e é preciso muito tempo e dinheiro para treiná-los. “Por favor, não tornem o trabalho deles mais difícil. Seja um aliado dos animais de trabalho”, finaliza.

Acompanhe o Canal do Pet também nas redes sociais:  Instagram, X (Twitter)Facebook.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!