Um cachorro chamado Tokinho processou o antigo dono depois que um vídeo no qual o homem aparece espancando o cãozinho com um pedaço de pau foi divulgado em junho deste ano. Na ocasião, um grupo de defesa dos direitos dos animais chamado Grupo Fauna de Proteção Animal resgatou o cachorro e o dono foi preso por maus-tratos.
Os advogados do grupo decidiram abrir um processo judicial contra o agressor usando nome do próprio cachorro. O Ministério Público do Paraná aceitou o caso e o agressor do cão concordou em pagar uma multa de R$ 2 mil em um acordo de confissão para evitar um julgamento criminal por acusações que poderiam condená-lo em pena de reclusão por até um ano.
No entanto, os advogados de Tokinho acreditam que o agressor escapou com muita facilidade e planejam recorrer, argumentando que os acordos judiciais só deveriam ser honrados em casos não violentos, de acordo com o relatório.
Tokinho foi adotado por um casal de professores que o renomearam como Floquinho. Especialistas afirmam que a mudança de nome é importante, pois o antigo nome do animal remete aos maus-tratos que sofria no passado .
De acordo com a família, o cãozinho ainda está traumatizado com os abusos e se assusta facilmente com movimentos bruscos.
Acompanhe o Canal do Pet também nas redes sociais: Instagram, X (Twitter), Facebook e Comunidade no Whatsapp.