Os gatos são muitas vezes incompreendidos, por serem vistos como “mais independentes” e pouco afetuosos, algo que não faltam evidencias que provem o contrário. Como é o caso de um gatinho chamado Harry, filmado confortando sua tutora em luto pela perda do marido.
O momento comovente foi registrado por Barbara Costanzo, 44 anos, de Los Angeles, na California, Estados Unidos, cujo padrasto faleceu recentemente vítima de um derrame. A morte repentina partiu o coração da mãe, Theresa Rodgers, de 73 anos.
“Meu padrasto faleceu há algumas semanas e seu cato não saiu do lado da minha mãe”, escreveu ela na legenda do vídeo.
Barbara foi visitar a mãe e ficou encantada ao ver o comportamento de Harry, tentando ajudá-la no momento difícil. “Estou muito feliz por ela ter Harry para estar com ela quando não podemos estar”, disse ela à Newsweek.
Ela conta que, antes da morte de Mark, aos 74 anos, Harry evitava contato com qualquer pessoa que não fossem seus donos. Barbara ficou chocada ao ver como o seu medo das pessoas desapareceu agora que as suas prioridades mudaram.
"Harry costumava ser arisco. Ele era doce, mas um pouco nervoso sempre que alguém novo chegava ou se eu ia visitá-lo. Desde a morte do meu padrasto, ele viu minha mãe chorando muito", disse ela. “Ela está de luto e tendo problemas para se alimentar.”
"Então, quando vim visitar, fiquei espantado com o quanto o comportamento dele tinha mudado. Ele não estava mais nervoso ou fugiu quando eu entrei. A principal preocupação dele era não sair do lado da minha mãe. Ela o segura como um bebê e lhe dá muito amor, mas sempre que ela está fazendo algo como ler ou assistir TV, ele continua colocando a pata nela como se quisesse ter certeza de que ela está bem", acrescentou.
“Uma atualização sobre minha mãe e Harry passando pelo processo de saudação juntos. Antes da morte do meu padrasto, Harry não era muito caloroso e fofinho. Mas, desde seu falecimento, ele tem sido um de seus maiores apoiadores. Obrigado, Harry”, escreveu Barbara em um vídeo posterior.
Nos comentários, um usuário escreveu: “Eles sabem quando precisamos deles, criaturas incríveis”. “Estou chorando muito, os animais simplesmente sabem”, postou outro.
Conheça a comunidade do Canal do Pet no WhatsApp para receber dicas, curiosidades, histórias e tudo relacionado ao universo dos animais de estimação.