Gabriel tem maiores chances de se recuperar graças ao seu melhor amigo canino, e Axel
Reprodução
Gabriel tem maiores chances de se recuperar graças ao seu melhor amigo canino, e Axel

Um cão da raça border collie salvou a vida de Gabriel, um adolescente de 17 anos, que estava sofrendo um acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame. O animal, chamado Axel, que tem apenas 1 anos de idade, acordou toda a família para que pudessem encontrar o jovem, que estava tendo início de derrame. De acordo com os médicos, fez toda a diferença para a recuperação. O caso aconteceu no Texas, Estados Unidos.

Amanda e Daines Tanner, pais de Gabriel, relatam que o cachorro da família começou a arranhar a porta do quarto às 5 horas da manhã. Quando abriram a porta para Axel sair, o cachorro ficou parado em frente ao quarto do adolescente. Estranhando o comportamento do pet, o casal abriu a porta e, ao entrarem no quarto, encontraram o jovem com dificuldades para falar e a parte direita do rosto dormente.

Imediatamente os pais perceberam que havia algo de errado com Gabriel, e o levaram ao pronto-socorro. Segundo o boletim médico, o garoto passou por um AVC causado por uma ruptura na artéria responsável por levar sangue ao cérebro.

O casal conta que, a princípio, pensaram que Axel queria apenas sair do quarto, porém, o comportamento do cachorro fez com que eles decidissem segui-lo. Eles encontraram o filho já em estado crítico, mas, graças a Axel, antes que acontecesse o pior.

De acordo com o neurocirurgião responsável pelo tratamento, o adolescente poderia nunca ter se recuperado caso Axel não tivesse acordado a todos. "É incrível que o cachorro deles tenha alertado e iniciado todo esse processo de fazer com que todos acordassem e descessem as escadas”, afirmou Sabih Effendi, neurocirurgião e diretor médico de AVC, ao Today Show.

Adolescente do sexo masculino posa para foto com cachorro
Reprodução

Médicos afirmaram que, graças ao cão, as chances de recuperação são maiores

Liberado do hospital dois meses depois, Gabriel, que está em seu último ano do colégio, está se preparando para ter aulas em casa no ano que vem. Ele está recebendo acompanhamento com fisioterapeuta e fonoaudióloga.

Agora o jovem e seu melhor amigo canino estão mais próximos do que nunca. Axel não sai mais do lado do tutor. “Ele agora está dormindo mais com Gabriel, e as portas de Gabriel estão abertas para que ele possa entrar e sair. Ele sempre foi muito sensível a tudo e às emoções de todos em casa", afirmou Amanda, mãe do garoto, ao DailyMail.

Conheça a comunidade do  Canal do Pet no WhatsApp para receber dicas, curiosidades, histórias e tudo relacionado ao universo dos animais de estimação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!