Dia Mundial da Obesidade: pets merecem atenção especial para uma vida saudável

Datas para prevenção

No Dia Mundial da Obesidade e Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, que ocorrem neste 11 de outubro, é importante lembrar que os pets também podem enfrentar problemas de excesso de peso.

Reprodução/ Shutterstock

Assim como em humanos...

A obesidade nos animais de estimação pode levar a uma série de complicações e doenças e, por isso, é importante estar atento aos sinais e adotar medidas para mantê-los saudáveis e em forma.

Como saber se o pet está acima do peso

Segundo a médica-veterinária Joana Portin, da Petlove, não é difícil identificar se o pet está acima do peso adequado. Quando ele apresenta uma gordurinha visível na barriga, quando a coleira está ficando mais apertada ou até mesmo quando ele está menos ativo, com menos energia para brincar e se exercitar, são indicativos de que ele provavelmente está obeso.

shutterstock

Sintomas comuns que indicam sobrepeso

Dificuldade em sentir as costelas ao tocar no pet; Aparente camada espessa de gordura corporal; Grandes quantidades de gordura no pescoço, tórax, base da cauda e na região da virilha; Ausência completa de cintura e abdômen distendido.

O que pode levar o pet à obesidade

São vários os fatores, incluindo o fato de serem idosos. Dentre os principais, destacam-se o excesso de alimentação e a falta de exercícios físicos que prejudicam o bem-estar e a saúde dos pets. Joana destaca a importância de regular a alimentação, em especial os petiscos que são ofertados aos pets.

Nada de dividir o prato com o cachorro

“Não é recomendado oferecer sobras de alimento, pois podem conter muitos carboidratos refinados, temperos e gorduras que, em conjunto com a dieta normal, podem contribuir para um excesso de energia ingerida”, alerta a veterinária.

reprodução shutterstock

Aquele olhar de 'pidão'

Joana comenta que os tutores precisam educar cães e gatos para que não criem o hábito de ficar ao redor da mesa nos momentos de alimentação. Sobre a prática de exercícios físicos, ela explica que as atividades são muito importantes pois “trazem uma melhora na resposta insulínica, hormônio que faz o controle da glicose, impedindo assim que as taxas de açúcar se elevem na corrente sanguínea”, explica.

shutterstock

Maiores chances a problemas de saúde

A veterinária ressalta que animais acima do peso têm mais chances de desenvolverem problemas cardiorrespiratórios, osteomusculares, diabetes e doenças oftalmológicas. Por isto, é fundamental promover a perda de peso para garantir uma melhor qualidade de vida e bem-estar.

Cuidar da saúde do pet é uma demonstração de amor e carinho

Por isso, é importante que o pet seja levado para consultas regulares a veterinários, evitando problemas com a obesidade e outras doenças. A profissional explica que é preciso fazer uma avaliação física com um profissional, mas os cuidados não param por aí.

Reprodução

Exames ajudam a identificar o problema

“Os exames complementares também podem esclarecer se há maiores complicações como aumento de glicemia, triglicerídeos, colesterol e/ou se já há depósito de gordura do fígado”, comenta a veterinária.

Pixabay

Exames complementares

“Quando há obesidade já constatada, pode-se também incluir check-ups hormonais e, dependendo da avaliação clínica, check-up cardiológico”, completa Joana Portin.

Shuttersock

No Canal do Pet é possível encontrar várias dicas e curiosidades para ficar por dentro do universo dos pets

É só clicar no link abaixo:

Veja mais Top Stories