Um projeto de lei que está em tramite na Câmara do Deputados estabelece que aeroportos deverão ter espaços para que os animais de estimação que viajam com seus tutores possam fazer suas necessidades fisiológicas antes do embarque.
Os banheiros para pets devem contar com grama artificial, mangueiras para limpeza, sacos para recolhimento de dejetos e lavatórios para que os tutores possam higienizar as mãos
De autoria do deputado federal Bruno Ganem (Pode-SP), o PL 1496/23 está em análise pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Viação e Transporte e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
De acordo com Ganem, a iniciativa facilitaria muito a vida dos viajantes em todo o Brasil, dando como exemplo uma determinação do Departamento de Transporte dos Estados Unidos, que exige que os aeroportos com mais de 10 mil passageiros por dia contenham uma área de serviço para os animais de estimação que viajam com seus tutores.
"Essa iniciativa facilitou muito as coisas para os passageiros que viajam com seus animais de estimação, pois eles não precisam sair do aeroporto para que seus animais de estimação façam suas necessidades", disse o parlamentar.
“Além disso, o banheiro canino resolveu o inconveniente que era gerado nos voos de longa duração, mas com períodos curtos para embarcar. Nesses casos, o tempo para levar o animal para fora dos terminais aéreos para que fizessem as suas necessidades fisiológicas não era suficiente”, completou o deputado.
Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais. Clique aqui e saiba mais!
Conheça a comunidade do Canal do Pet no WhatsApp para receber dicas, curiosidades, histórias e tudo relacionado ao universo dos animais de estimação.