Trisha disse que Luna não a deixaria sozinha
Trisha Allison/Arquivo Pessoal
Trisha disse que Luna não a deixaria sozinha

Uma mulher de 50 anos e mãe de dois filhos diz estar grata a sua cachorra de 2 anos por salvar sua vida, quando ela começou a cheirar seu seio direito, ajudando a tutora a identificar um câncer de mama.

Trisha Allison, de Wildford, na Inglaterra, estava deitada no sofá assistindo TV em uma manhã de sábado, quando Luna, uma mistura de Border Collie com Galgo pulou em seu peito e começou a cheirar seu seio direito no processo.

Luna continuou a cheiras e cutucar o peito da tutora por algum tempo, antes de se deitar ao lado dela. Embora esse possa ser um comportamento comum para muitos cachorros, Allison disse ao South West News Service (SWNS) que, nesse caso, era realmente incomum e que Luna “era uma cachorra afetuosa, mas nunca havia se comportado assim”.

Em entrevista à BBC, Allison disse que Luna “não a deixava em paz”. Mesmo fazendo check-ups regulares em seus seios, ela continuou sentindo seu peito doendo depois que Luna pulou sobre ela, então decidiu fazer um autoexame, foi quando sentiu que algo “não parecia certo”.

Allison marcou uma consulta para uma biópsia e foi diagnosticada com câncer de suas semanas, em 18 de abril. Desde então ela iniciou o tratamento contra o câncer e passou por duas operações no Nottingham City Hospital para remover o nódulo em seu seio. Ele continua esperando para saber se precisará de mais quimioterapia.

"Se não fosse a Luna, eu não teria encontrado naquele dia", relembrou ao SWNS. "Como tenho seios densos, talvez não os teria sentido novamente por alguns anos ou mais – minha história poderia ter sido muito diferente."

O Nottingham University Hospitals NHS Trust, que tratou de Allison, disse à BBC que esta não é a primeira vez que eles veem um  animal de estimação chama a atenção para um local que pode ser cancerígeno , "geralmente por cheirar ou cutucar repetidamente a área".

No entanto, o hospital disse que nem sempre é uma maneira "confiável" de detectar o câncer e recomenda a prática do "autoexame regular" e a realização de "mamografias de rastreamento regulares".

Allison apoiou isso, dizendo: "Eu sempre me verifiquei regularmente e, da última vez que o fiz, não senti nada lá. Eu diria que é muito importante que as pessoas façam isso, mesmo que não sejam solicitadas por um animal de estimação."

Mas ela reiterou a importância de ter Luna ao seu lado e por uma ajuda extra de quatro patas. "Acho que ela sabia - ela é minha pequena salva-vidas".

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais. Conheça!

Acompanhe o Canal do Pet e mais destaques do Portal iG no Telegram!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!