Léo Duarte é médico-veterinário e dá dicas de saúde e cuidados no Canal do Pet
Arquivo pessoal
Léo Duarte é médico-veterinário e dá dicas de saúde e cuidados no Canal do Pet

Fala galerinha!

A época mais fria do ano chegou e com ela surgem várias dúvidas sobre a relação do frio com os cachorros. Tem muita gente que acredita que os bichinhos não sentem frio porque têm um monte de pelos cobrindo o corpo inteiro, mas eu já aviso que isso é pura mentira. 

Por mais que eles tenham a temperatura um pouco mais elevada que a nossa, podendo variar de 37,5°C a 39,3°C, eles sentem frio, sim. Os cachorros são animais de sangue quente, assim como nós humanos, então eles precisam de alguns cuidados especiais para mantê-los sempre quentinhos.

O corpo dos caninos está constantemente tentando regular a temperatura e uma das primeiras reações do organismo dele quando sente frio é começar a tremer e se chacoalhar, assim como os seres humanos. Outra características muito claras dessa hipotermina é quando as extremidades das orelhas ficam frias, assim como as patinhas e o focinho.

Quando ele deita todo enrodilhado no próprio corpo, encostando o rabo no focinho, isso mostra que ele está tentando se esconder de tanto frio.

O ambiente mais gelado também propicia o ressecamento da pele dos bichinhos, então uma boa hidratação pode ajudar nesse quesito. Os cachorros têm uma pele mais espessa do que a nossa e quando está ressecada pode provocar coceiras, irritações e, dependendo do grau, formam feridas.

Então vamos à dica do Vet!

Em dias de temperaturas muito baixas, é recomendado que você mantenha seu cão bem aquecido, coloque roupinhas, cobertores, uma cama bem confortável. Se ele dorme no lado externo da casa, também é importante preparar um local que não circule muito vento e forre o chão com folhas de papelão, o que vai ajudar a isolar o frio do chão.

Outra dica é colocar roupas no cachorro, assim como eu faço com a Vitória. Se você não tiver uma peça feita especialmente para o cãozinho, vale a pena adaptar uma roupa de humanos nele. O importante é não deixar que ele passe frio.

Durante o dia, lembre-se sempre de fazer passeios com o cachorro porque os exercícios físicos ajudam a controlar a temperatura corporal dele e o mantem aquecido.

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais.   Conheça!

Acompanhe o  Canal do Pet e mais destaques do  Portal iG no Telegram!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!