![Projeto de Lei visa criar 'postos de saúde' para animais de estimação na cidade de São Paulo Projeto de Lei visa criar 'postos de saúde' para animais de estimação na cidade de São Paulo](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/6a/us/2v/6aus2v7nbvx4xy09oo2sagyo5.jpg)
O prefeito da cidade de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) vetou integralmente o projeto de lei que determinava a criação de Unidades Básicas de Saúde Animal (UBSA) em cada uma das 32 subprefeituras da capital paulista.
Na decisão, que foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (22), o prefeito alega que São Paulo já tem hospitais veterinários e que alguns dos serviços propostos no PL não estão de acordo com as funções de uma UBS.
Além disso, a decisão também alega que a rede exigiria um “alto investimento” que seria inviável, e que nenhum estudo foi feito em relação a esses custos para o atendimento de cães e gatos.
“Conforme apontado pela Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico da Secretaria Municipal de Saúde, a implantação de uma Unidade Básica de Saúde Animal na região administrativa de cada Subprefeitura da Cidade de São Paulo, o que corresponderia a 32 unidades, não se coaduna com o apontamento técnico de direcionar a implantação de novas unidades para assistência médica veterinária gratuita à população de baixa renda”, destaca o prefeito nas razões de veto.
![Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, veta projeto de lei que visa criar Unidades Básicas de Saúde Animal nas 32 subprefeituras da cidade Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, veta projeto de lei que visa criar Unidades Básicas de Saúde Animal nas 32 subprefeituras da cidade](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/4i/v7/rs/4iv7rsqum86yidz4l4b2xa2wg.jpg)
O PL 491/22 é de autoria dos vereadores Gilson Barreto (PSDB), Dr. Nunes Peixeiro (MDB), Sandra Tadeu (União Brasil), Ely Teruel (Podemos) e Rodrigo Goulart (PSD), e já havia sido aprovado pela Câmara Municipal, em abril de 2023.
O veto ainda pode ser derrubado pelos vereadores.