Infelizmente para muitos cães a busca por uma família parece durar para sempre, principalmente para aqueles que já tiveram um lar e foram simplesmente dispensados. Este é o caso de Oscar, um mestiço de buldogue americano que está há mais de um ano em um abrigo esperando por uma família, mas nenhum possível adotante mostrou interesse por ele.
Oscar foi deixado pelos antigos donos quando tinha pouco menos de um ano de idade em um abrigo do Miami-Dade Animal Services (MDAS), e a equipe do abrigo fez tudo o que podia para deixar a vida do filhote o melhor que podiam.
Eles trataram uma ferida infeccionada que ele tinha no pescoço e o deram um banho para retirar toda a sujeira acumulada de seu corpo, por viver do lado de fora. Eles então o instalaram em seu próprio canil e o colocaram em sua lista de adotáveis.
Voluntários do abrigo tentaram divulgar Oscar, mas meses se passaram sem um único pedido de adoção. Com o passar dos dias, uma expressão de profunda tristeza se instalou no rosto do pobre menino.
“Ninguém estava respondendo às postagens sobre ele”, disse Rosa Fond, fundadora da ONG Humanos e Animais Unidos , ao The Dodo. “Eventualmente, todos se esqueceram dele.”
Mais de um ano se passou e o MDAS estava com sua capacidade máxima. Como regra, para receber novos animais, eles precisavam dispensar aqueles que já eram mais velhos, como Oscar. Foi aí que Rosa Fond e sua ONG entraram na vida de Oscar.
“Tivemos que bolar um plano literalmente na hora”, disse Rosa. “Não hospedamos nossos cães - procuramos por lares temporários. Então, literalmente trabalhamos dia e noite para encontrar uma solução para ele até encontrarmos um”.
Felizmente, conseguiram um lugar para Oscar já na manhã seguinte. Além de conseguir deixar o abrigo depois de tanto tempo, o cãozinho estava finalmente indo para um lar amoroso.
Assim que ele chegou ao seu novo lar, toda aquela tristeza se transformou em um sorriso de orelha a orelha. “Ele estava tão feliz”, disse Rosa.
Apesar de toda a felicidade que Oscar estava sentindo, ele ainda sentia dores. Oscar foi diagnosticado com dirofilariose e seus dentes estavam em péssimas condições. “Estamos fazendo tudo o que podemos para que ele se sinta melhor”, afirmou.
Oscar começou os tratamentos diários com o veterinário e, assim que começou a se sentir melhor, sua personalidade alegre floresceu e ele mostrou o filhotinho que ainda existe em seu coração.
Ele agora está em um orfanato recebendo o acompanhamento de um adestrador para que aprenda a canalizar sua energia em habilidades de obediência enquanto espera por um lar definitivo.
Infelizmente, até agora ninguém mostrou interesse em adotá-lo, mas a equipe do Humanos e Animais Unidos tem esperança de que a família perfeita aparecerá em breve.
“Ele merece um bom lar”, disse Rosa Fond. “Alguém que vai dar a ele muito amor e ajudá-lo a se recuperar do trauma pelo qual passou. Alguém que vai dar a ele muito amor e tempo para entender que ele está seguro.”
Enquanto o doce Oscar não encontra uma família para chamar de sua, Rosa e sua equipe vão continuar dando a ele todo o amor que ele merece.