Um gatinho chamado Momo está viralizando na internet porque falhou miseravelmente ao tentar caçar um peixe que estava dentro de um aquário. No vídeo, que já tem mais de 17,5 milhões de visualizações (assista logo abaixo) somente em uma conta do Tiktok, o bichano aparece observando atentamente os movimentos de um peixinho no tanque quando dá um salto, cai dentro da água e se desespera com a descoberta.
Na sequência, o felino fica desesperado dentro do aquário enquanto sua tutora ri muito da situação. "Ele não esperava por isso", comentou ela na legenda do post. Momo conseguiu sair rapidamente da "armadilha" e voltou a ficar perto da dona todo molhado, com as orelhas abaixadas e completamente assustado. Logo depois, ele saiu da sala para se manter bem longe da água.
"A técnica para entrar e sair do aquário sem derramar a água toda é realmente fascinante", se divertiu um internauta. "Olha o jeito que ele corre para perto da dona imediatamente", se atentou outro. "Ele estava querendo se proteger da água que 'atacou' ele", respondeu outra. "Eu achei fofinho. Significa que ela é tipo um porto seguro para ele", emendou mais uma.
Por que gato tem medo de água?
Existe uma explicação para isso: apesar de ter sido domesticado, o felino ainda carrega em sua genética diversas características da sua espécie. Entre elas estão o instinto caçador, a perícia em subir em árvores e o medo de água. Mas porque outros felinos, como a onça pintada, não tem esse mesmo temor?
O que diferencia o gato doméstico comum de outras espécies semelhantes é o seu ancestral. O Felis silvestris (ou Gato-Bravo) surgiu entre o Mediterrâneo e o Iraque a cerca de 10 mil anos, mesmo período que ocorreu o desenvolvimento da agricultura e estocagem.
A grande quantidade de grãos que passou a ser cultivada atraiu ratos, que começaram a destruir plantações e reservas de alimentos. Por consequência, os gatos apareceram logo depois, atraídos pela oportunidade de caça dos roedores. Os seres humanos, percebendo que poderiam se beneficiar da presença do animal, começaram a tolerar sua presença e, posteriormente, a domesticá-lo.
Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais. Conheça !
Acompanhe o Canal do Pet e mais destaques do Portal iG no Telegram !