7 vantagens de usar medicamentos manipulados para animais de estimação

Muitas vezes dar um medicamento para o animal de estimação pode ser uma tarefa bem difícil. Existem algumas técnicas que ajudam, mas o medicamento manipulado especialmente para a necessidade do seu pet traz diversas vantagens e é muito válido saber quais!

Shutterstock

A farmacêutica Renata Piazera explica

“A personalização dos produtos é fundamental para a garantia de uma boa administração do remédio e a veiculação mais adequada para cada substância. Isso porque a escolha da forma farmacêutica e do sabor que mais agradam o pet deixam o momento mais leve, divertido e gostoso, evitando o estresse tanto dos pets, quanto dos tutores”.

Divulgação/Fórmula Animal

1 - O tratamento é mais eficaz e funcional

Como o produto é personalizado para cada animal, com a dose exata, no sabor e formato que ele preferir, a adesão ao tratamento é muito mais assertiva e facilita o manejo terapêutico para o tutor, que dará um retorno positivo ao veterinário. Em outras palavras: o pet gosta da forma farmacêutica, adere ao tratamento e o resultado aparece.

Pete Miller/Pexels

O tratamento é mais eficaz e funcional (parte 2)

A personalização também permite que sejam associados medicamentos dentro de uma mesma forma farmacêutica, de acordo com a necessidade e disponibilidade. Outro ponto é que a dose correta, de acordo com o peso do animal, propicia um melhor efeito terapêutico quando comparado com produtos comerciais que precisam ter a dose partida ao meio ― a exemplo dos comprimidos.

reprodução shutterstock

2 - Variedade de formas e possibilidade de associações

É preciso deixar claro que a principal diferença entre os dois tipos de medicamento está na dosagem. A manipulação permite que o remédio seja feito na dose exata, de acordo com o peso do pet. Algumas opções de medicamentos e/ou associações só estão disponíveis na forma manipulada.

Reynaldo Yodia/Pexels

Variedade de formas e possibilidade de associações (parte 2)

Outra vantagem são as opções de formas de administração que são disponibilizadas na manipulação ― as chamadas formas farmacêuticas ―, como os biscoitos, a pasta oral, a suspensão e o gel transdérmico, entre outras.

Burak Evlivan/Pexels

3 - Mais facilidade para o tutor

Por facilitar a administração, o medicamento manipulado melhora a aceitação do pet aos medicamentos e, assim, facilita muito a rotina dos tutores, que levam menos tempo tentando administrar um medicamento que dificilmente o animal iria ingerir sozinho.

Pixabay

4 - Excelente alternativa para pets com alergia

Como o medicamento é formulado de acordo com a necessidade do animal, na manipulação há possibilidade de preparar, por exemplo, biscoitos sem a presença de proteína animal em sua composição ― importante para animais com esse tipo de alergia. Além disso, também é possível manipular biscoitos com a própria ração do pet, evitando alterações na dieta.

Shutterstock

5 - Ideal para pet que não aceitam cápsulas e comprimidos

A opção de manipular medicamentos na forma de solução oral pode facilitar o manejo terapêutico, já que o medicamento líquido se torna mais fácil para alguns animais. Além disso, outra opção farmacêutica especial para gatos é o gel transdérmico.

Luiza Sayfullina/Unsplash

O que é o gel transdérmico?

O gel é aplicado diretamente sobre a pele, em regiões sem pelo, sendo absorvido diretamente para a circulação sistêmica e apresenta menor irritação e toxidade sistêmica, sendo uma opção para alguns medicamentos.

Timo Volz/Unsplash

6 - Controle de qualidade rigoroso

Em todas as etapas da manipulação há um controle de qualidade. É importante ressaltar que a manipulação veterinária conta com Controle de Qualidade Interno de seus ativos e produtos manipulados. Além disso, também possui parcerias para controles de qualidade em laboratório credenciado pelo MAPA e ANVISA, garantindo a qualidade e segurança de todos os produtos.

Ricardo Esquivel/Pexels

7 - Preço mais em conta

Os remédios manipulados acabam saindo entre 20% e 30% mais baratos que os industrializados, o que acaba pesando bastante no bolso do tutor, principalmente nos casos de animais que farão tratamento contínuo.

Cottonbro/Pexels

O Canal do Pet está no Instagram

Acompanhe o Canal do Pet também pelas redes sociais e fique por dentro das novidades!

Bade Saba/Pexels