Na capital, Teerã, os donos de cães já estão sendo punidos
Tran Mau Tri Tam/Unsplash
Na capital, Teerã, os donos de cães já estão sendo punidos

No irã, ter um animal de estimação poderá se tornar proibido por lei em todo o território. Gato, cachorro, coelho, tartaruga e até crocodilos podem ser barrados do país que vive sob as radicais leis islâmicas.

Isso porque, os pets são vistos como um símbolo de ocidentalização, e os cães, como animais impuros na tradição. O Irã curiosamente foi um dos primeiros países do Oriente Médio a legislar pelo bem-estar dos animais, ainda em 1948, com o governo estabelecendo instituições pelos direitos dos animais no país, além de ser a região de origem dos gatos persas.

Entretanto, com a Revolução Islâmica de 1979 que derrubou o xá Mohammad Reza Pahlavi, a vida da população iraniana foi alterada radicalmente e poderá agora determinar um futuro triste também para os pets do país.

Há décadas que as leis tentam proibir os pets na região, e a nova legislação será votada pelo parlamento iraniano em breve, e poderá restringir a possibilidade de ter um animal de estimação, confiscando eles e até punindo os donos com uma multa mínima de US$ 800 (R$ 4,3 mil) para a "importação, compra e venda, transporte e manutenção" de vários animais comuns ou até mesmo a prisão.

A proposta de proibir os animais no país também está vinculada a fatores econômicos que a nação enfrenta. Isso porque, com as sanções impostas, a região ficou proibida de importar, por mais de três anos, alimentos para animais de estimação, visando preservar as reservas de moeda estrangeira do país.

Atualmente, os moradores da capital, Teerã, enfrentam várias apreensões de animais, com autoridades confiscando cães em passeios e também ameaçando os donos de multas e prisões. De acordo com polícia da cidade, passear com cães em parques tornou-se crime como uma medida para “proteção dos direitos públicos contra animais perigosos e nocivos”: a lei enquadra os cachorros e gatos na mesma categoria que coelhos, crocodilos, cobras e lagartos. As informações são da BBC.

O novo projeto de lei poderá permitir a criação de animais somente entre aldeões, nômades, pastores ou outras pessoas que precisem dos animais para funções, como a segurança de suas propriedades. Em Teerã, consta que os animais vêm sendo transportados para abrigos inadequados, ou simplesmente soltos em áreas abertas, longe dos centros urbanos.

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda sempre que precisar, iG Pet Saúde está com novos planos. Cães e gatos podem contar com consultas de rotina e de emergência, cirurgias, vacinas e muito mais. Conheça todas a vantagens de se ter um plano de saúde pensado especialmente para você e para o seu pet!

Acompanhe o Canal do Pet e os maiores destaques do Portal iG no Telegram!


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!