Nós e os Cães: a arte da amizade sem igual
Divulgação/Charles Vicente dos Reis
Nós e os Cães: a arte da amizade sem igual

Crianças e cachorros são uma ótima combinação. Pensando nessa amizade sem igual e nessa parceria histórica, um passeio interativo e educativo sobre os cães e seus laços com o ser humano é uma atividade ideal para entreter os pequenos – e também os pais – durante as férias de julho. Para aproveitar ainda mais os dias de diversão, a entrada é gratuita para menores de 17 anos até o dia 31 de julho, encerramento da exposição.

A exposição imersiva “Nós e os cães: a arte da amizade sem igual”, com curadoria do jornalista Jaime Spitzcovsky de maneira inédita, em espaço montado na praça de eventos do Mooca Plaza Shopping, a relação entre homo sapiens e canis lupus familiaris, ou a cumplicidade entre seres humanos e cães, com tecnologia, interação e conhecimento.

Em cartaz em São Paulo, o evento desvenda o mundo canino e visa aperfeiçoar os laços entre tutores e pets, numa viagem com diversão e ciência, repleta de efeitos especiais, projeções, sons e cores. Vídeo e fotos ilustram a exposição, como um tour virtual que apresenta o passeio.

O Brasil é, atualmente, o segundo em população de pets no mundo. Segundo dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) são mais de 54 milhões de cães vivendo por aqui. Para um país que tem tanto carinho com o “melhor amigo do homem”, uma exposição pioneira no Brasil, que tem cães como tema, é parada obrigatória para todas as idades, ainda mais para a criançada.

Segundo dados estimados do IBGE, cerca de 2.5 milhões de crianças entre 0 e 14 anos residem na capital paulista. Tradicionalmente, no Brasil, as férias escolares de inverno começam em breve, no mês de julho. Com o início do inverno, passeios internos são excelentes opções para divertir os pequenos e toda a família nesse descanso da escola.

“Convivo com cães desde a infância e sempre procurei formas de contribuir para o bem-estar canino e animal”, relata o jornalista Jaime Spitzcovsky, idealizador do projeto. “E, após visitar museus e mostras educativas nos EUA, Itália e França, voltei com a inspiração para realizar uma exposição inédita em seu formato no Brasil, aliando tecnologia e entretenimento para disseminar informações e ampliar conscientização sobre temas como adoção, guarda responsável, saúde canina, entre outros”.

O Mooca Plaza Shopping abriga a exposição num circuito expositivo arquitetado para receber tutores e cães juntos. O espaço será dividido em seis ambientes temáticos, que vão misturar um passeio pela história das raças caninas, a relação com os humanos e até enxergar o mundo pela perspectiva deles.

A consultoria técnica fica a cargo de Ana Claudia Balda e Ricardo Duarte, respectivamente coordenadora e professor de medicina veterinária. Num programa especial de monitoria, alunos da instituição estarão no evento para auxiliar o público, compartilhando conhecimento e experiências.

Um encarte de oito páginas, com conteúdo sobre os temas da exposição, foi produzido e distribuído a 15 mil alunos de escolas públicas e particulares, assinantes do Joca, o principal jornal infantojuvenil do país.

A exposição

Em mais de 200m2, o circuito de visitação elaborado pela curadoria e produção proporcionam experiências como enxergar o ambiente com as cores da visão canina, compreender, através de vídeos e animações, como ocorreu a domesticação há milhares de anos, e aprender como os cães contribuíram com civilizações antigas, além de seu papel na sociedade contemporânea e sua presença e diferentes características em muitos países.

As crianças poderão traduzir em desenhos a arte da amizade sem igual, em um espaço especialmente dedicado a proporcionar essas expressões artísticas. Os ambientes são todos “instagramáveis” e podem gerar conteúdo para os visitantes, além de influenciadores e os “pet influencers”.

O início de uma amizade

A primeira parada da exposição é uma viagem por uma história de 40 mil anos. Em uma sala circular, o público poderá conhecer o processo histórico de domesticação dos cães.

O espaço tem uma cenografia que retrata o visual daquela época, em paredes com pinturas rupestres, bancos de toco e chão que reproduz terra batida, para colocar o visitante no contexto da ambientação.

Uma parceria de milênios

Neste espaço será possível acompanhar como a relação atravessou a história de algumas civilizações para chegar aos cães de trabalho, quando os animais passam a desenvolver diferentes tarefas como companhia, terapia, etc.

Na simulação de adestramento o visitante realiza os comandos com os movimentos das mãos e o cãozinho virtual realiza a tarefa. Ao centro da sala, um sítio arqueológico reproduz uma cena marcante no mundo científico: a descoberta de uma ossada humana ao lado de um cão.

Uma variação sem igual

Aqui, o público vai conhecer  origens e características dos principais grupos de raças e dos  SRDs (sem raça definida), os queridos vira-latas.

Complementado pelo jogo do match, uma brincadeira que o visitante descobre qual raça mais se parece consigo a partir de respostas de um quiz.

Volta ao mundo com os cães

Neste ambiente da exposição, o visitante “embarca” em um balão e dá uma volta ao mundo, conhecendo um pouco da relação entre humanos e cães em diferentes países.

O mundo visto pelos cães

Na penúltima ala da mostra, é o momento do humano se colocar, de fato, no lugar dos cães, através de experiências sensoriais: de olfato, visão e audição.

É o local para descobrir e entender como os cachorros enxergam e sentem o mundo ao redor deles.

Por uma amizade sem fim

Ao final do passeio, localizado no piso 2 do Mooca Plaza Shopping, monóculos trazem fotos de tutores e cães. Estas imagens inspiram os visitantes a saberem mais sobre adoção e guarda responsável e sensibilizam para o combate ao abandono e os maus tratos.

Neste ambiente, também, é onde as crianças poderão criar seus desenhos sobre a arte da amizade sem igual, em um espaço especialmente dedicado às expressões artísticas.

  • Serviço: “Nós e os Cães: a arte da amizade sem igual”
  • Facebook e Instagram: @noseoscaes
  • Onde: Mooca Plaza Shopping – R. Cap. Pacheco e Chaves, 313 - Vila Prudente, São Paulo - SP, 03126-000
  • Local: Praça de Eventos – Piso L1 
  • Quando: de 08 de junho a 31 de julho de 2022
  • Funcionamento: Terça a domingo
  • Horários: Terça a sexta (12 às 20h) / Sábado (10h às 22h) / Domingos e feriados (12h às 20h)
  • Ingressos:  R$20 inteira / R$10 meia *Gratuito para menores de 17 anos
  • Classificação: livre
  • Capacidade: 45 pessoas por sessão

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda sempre que precisar, iG Pet Saúde está com novos planos. Cães e gatos podem contar com consultas de rotina e de emergência, cirurgias, vacinas e muito mais.  Conheça todas a vantagens de se ter um plano de saúde pensado especialmente para você e para o seu pet!

Acompanhe o Canal do Pet  e os maiores destaques do  Portal iG no Telegram!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!