Stepan, um gato ucraniano ficou famoso pelos vídeos em que aparece em
frente à uma taça de vinho. A tutora do animal, que morava em Kharkiv, uma das
cidades ucranianas mais afetadas pela guerra, compartilha momentos dele nas redes sociais. Com a invasão russa na Ucrânia, a família conseguiu deixar o país e se refugiou na França para alívio de seus seguidores. No Instagram, o 'gato' pede por doações que ajudem instituições de animais afetados pela guerra.
“No dia 24 de fevereiro, de manhã cedo, estávamos dormindo em casa. Às 5 da manhã, ouvimos uma explosão e não entendemos o que era. Meia hora depois, houve mais explosões, as janelas tremeram. Dei um pulo e entendi que algo terrível estava acontecendo! Percebemos que a guerra havia chegado à nossa casa”, relatou a família no Instagram.
Com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram e TikTok, a família relatou ainda que chegou a ficar uma semana no porão, sem eletricidade até começar uma saga para deixar o país. Eles conseguiram pegar o trem para Lviv, no oeste, onde seguiram para a fronteira com a Polônia. Anna, que é a dona do animal, seus dois filhos e o gato esperaram nove horas antes de conseguir chegar ao país vizinho.
Nos últimos dias, as redes de Stepan se mobilizou com pedidos de doações para ajudar instituições de animais na Ucrânia.
Leia Também
“Quero ajudar meus amigos que também se tornaram vítimas da guerra e não podem cuidar de si mesmos”, diz o perfil falando como se fosse o gato. Em 4 dias, a doação comandada pela associação de influencers em conjunto com a Zagoriy Foundation conseguiu arrecadar mais de US$ 10.000 (R$ 47.000), que serão enviados para organizações e zoológicos locais.
Milhares de pessoas deixaram comentários de apoio no post de Instagram de Stepan, que está, felizmente, são e salvo.