O seu cachorro é feliz? Saiba

Ter um animal de estimação é motivo de alegria e traz muitas coisas boas, mas também é uma enorme responsabilidade. Porém, nada que não possa ser feito, desde que o tutor esteja ciente das necessidades do pet, a convivência será tranquila e mais feliz.

Você respeita a natureza do pet?

É comum que os “pais de pet” humanizem os cães e os tratem como verdadeiros filhos, mas é preciso entender que o animal não é um ser humano. Eles têm a própria natureza e é algo que os torna livres e felizes. Ao humanizar um animal, estamos os transformando naquilo que não são, beira o egoísmo.

Você estabelece regras claras?

Os cães são animais de hábito e treiná-los é simples, desde que os limites estabelecidos sejam claros, como o que o pet pode ou não fazer. Não se pode, por exemplo, deixar que ele suba na cama e depois querer impedi-lo de fazer isso, deixando que ele faça tal coisa apenas quando for da vontade do tutor. Isso ficará confuso para o animal, os limites devem ser claros, consistentes e permanentes.

Se envolve na alimentação do pet?

Os cães levam uma vida simples, para eles é suficiente brincar, comer e dormir. Os tutores tendem a se acostumar com a facilidade em oferecer apenas a ração seca, baseado toda a dieta do pet nisso, o que se torna bem entediante. Comer não precisa ser algo que o pet faz apenas para se manter vivo, também pode ser interessante. Busque alimentos saudáveis que podem fornecer variedade.

Passeios sempre na coleira

Por mais que alguns cães andem pela rua acompanhando os tutores sem a necessidade de uma guia, esse ato é muito arriscado. Um barulho, ou mesmo um outro animal, pode atrair a atenção do cão, que pode sair correndo e causar ou sofrer algum acidente. A menos que seja um ambiente apropriado para isso, ande com o pet sempre na coleira.

Recolhe as fezes do animal?

É o básico da boa educação e existem leis que obrigam que o tutor recolha as necessidades do pet. É comum que muitos tutores deixem as fezes dos cães para trás e é a parte menos agradável em se ter um animal. Porém, além das questões de bom senso, observar as necessidades dos pets também ajuda a identificar se eles estão bem de saúde.

Você brinca o bastante com o seu pet?

Os animais passam a maior parte do tempo em casa, embora possam dormir boa parte do dia, sejam aptos a rotina e dificilmente reclamem da falta de entretenimento, um cão que não brinca e não se exercita também não é feliz como deveria. Eles aproveitam mais a vida quando socializam e interagem. As brincadeiras e exercícios são parte fundamental da vida dos animais e também fazem bem aos tutores.

O cão convive com outros cães?

É importante para o desenvolvimento social do pet que ele interaja com outros cães. Os cães que não costumam brincar com outros da mesma espécie podem desenvolver um caráter irascível e ranzinza, já que não constroem laços sociais. Quando um cão se dá bem com pessoas, mas estranha quando encontra outros cães, é sinal de que não foi bem socializado.

O cachorro tem o próprio espaço?

Os cães têm uma enorme capacidade de adaptação, mas é importante que eles tenham um espaço para “chamar de seu”, e os tutores devem respeitar isso. Deixar a cama, as tigelas de água e comida sempre no mesmo lugar é uma forma de mostrar respeito. É possível ter em mais de um lugar da casa, como uma na sala e outra no quarto, mas nunca ficar trocando os itens do pet de lugar.

Usa reforço positivo?

Quando o cão “apronta” e destrói algum objeto da casa, brigar com ele ou demonstrar violência não adiantará de nada, o animal não saberá o motivo daquela bronca. A melhor maneira de lidar com isso é o reforço positivo. Consiste em recompensar o cão pelo progresso durante os treinamentos, sem punição.

Você tenta entender os sentimentos dele?

Quando estamos tristes ou com dor, os cães podem sentir e tendem a ter empatia com isso, tentando trazer conforto emocional e ficando ao lado do tutor. Mas será que é recíproco? É importante também tentar entender o que faz bem ao animal e fazer o melhor para eles. Eles retribuem com muito mais do que lhes é oferecido.