Pesquisa revela quais são as 10 raças de cachorro mais amadas pelos brasileiros

Pinscher

Nervosinho, desconfiado e pequenino, ele é muito confundido com o chihuahua. A diferença é que ele tem o pelo curto em cores que vão do preto ao caramelo. Alguns consideram uma miniatura do dobermann. Apesar de ter ossos frágeis, é um ótimo cão de guarda, barulhento quando necessário.

shutterstock

Maltês

Uma raça de cão pequeno, geralmente de pelagem branca e macia. Inteligentes, brincalhões, carinhosos e cheios de energia, eles são ótimas companhias e podem ser ótimos pets de terapia, para pessoas que estão solitárias ou enfrentando problemas na vida.

shutterstock

Labrador

Em muitos países, como EUA e Austrália, ele ocupa o primeiro lugar da lista. O labrador é muito ativo, adora correr e brincar, se adapta bem às novas situações e vai muito bem como cão-guia e ajudando em resgates.

Golden Retriever

Quarto colocado no ranking de inteligência canina do especialista Stanley Coren, é um dos mais indicados para a tarefa de guarda. A raça pode ser confundida com o labrador pelo porte e cor do pelo, mas seus fios são mais longos.

Buldogue francês

De médio pequeno porte, ele é atarracado e musculoso. Seu pelo é fino, liso e macio e pode ser encontrado em diversas tonalidades. O focinho é achatado e os olhos são grandes e arredondados. Mas a principal característica que o diferencia dos demais tipos de buldogues é a orelha: grande, ereta e pontiaguda.

Lhasa Apso

Algumas das características que tornaram a raça popular foi a inteligência, o companheirismo e o prazer por brincadeiras com os tutores. Era considerada uma raça sagrada, pois se acreditava que a alma de antigos lamas habitaria o corpo desses cães, eles não podiam ser vendidos – apenas presenteados, como um voto de boa sorte.

Poodle

Uma das maiores vantagens do poodle é que a raça não provoca alergias nos tutores, já que é o cão que possui a menor concentração de uma proteína específica na saliva, causadora da maioria das alergias em seres humanos. É o segundo cão mais inteligente do mundo.

Yorkshire

Meigo, esperto e companheiro, ele é um dos queridinhos das celebridades. Pequenino por toda a vida (ele para de crescer) e muito fofinho, possui pelos finos e sedosos, quase como de cabelo humano. Por isso, dá para inventar penteados diferentões e exibir o cãozinho.

Shih tzu

O Shih Tzu é pequenino, delicado e tem uma estrutura física muito parecida com o do Lhasa, com um nariz largo e um focinho mais achatado e curto. Essa característica piora sua condição de saúde e o torna mais suscetível às complicações respiratórias.

Vira-lata (SDR)

A origem deles tem a ver com a própria existência dos cachorros, já que, antes dos seres humanos começarem a fazer misturas controladas, a reprodução era guiada pela natureza e instituto animal.