Shuttersock
"SUS Animal" é aprovado em Recife

A Câmara Municipal do recife aprovou, nesta segunda-feira (3), os requerimentos 3022/2021 e 3023/2021, ambos de autoria da vereadora Andreza Romero (PP), que visa a criação de um “Cartão SUS Animal”, além da ampliação do horário de funcionamento do Hospital Veterinário do Recife.

Conforme a proposta, o Hospital veterinário funcionaria também aos sábados, facilitando o acesso de pessoas ocupadas durante a semana e que buscam atendimento gratuito para seus animais de estimação. “A demanda do Hospital Veterinário do Recife é cada vez maior e, além disso, emergências e urgências não escolher dia para acontecer”, disse a vereadora em sessão virtual da Câmara.

O Cartão SUS Animal busca facilitar o acesso gratuito a serviços veterinário para ONG’s, pessoas de baixa renda e protetores de animais independentes, permitindo assim que o atendimento aos animais seja feito de forma mais rápida e ágil, segundo Andreza Romero.

O projeto foi recebido positivamente pelos parlamentares, contudo seu nome, que inclui a sigla do Sistema Único de Saúde obteve algumas ressalvas por parte de alguns vereadores. Liana Cirne (PT), que é parte da bancada de oposição, se mostrou favorável à ideia, mas sugeriu que fosse retirado o requerimento 3023/2021 para que a proposta seja reapresentada com um novo nome. “O sistema SUS tem o princípio do atendimento universal e integral representando um programa conceitual, concluiu a vereadora.

O vereador Luiz Eustáquio (PSB), integrante do bloco do governo na Câmara, solicitou mais informações sobre a proposta e cumprimentou a vereadora que a requiriu, no entanto, criticou o nome do projeto. “O que ela tem feito nesta Casa tem ajudado muito o município a cuidar da causa animal. Porém, quando você mistura os nomes, dificulta um pouco”. Depois também pediu que o nome fosse alterado. “Seria maravilhoso. Eu quero votar a favor desse projeto”, afirmou o parlamentar.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários