Todos nós amamos os animais e ele certamente fazem de nossas casas mais completas, com sua alegria e afeto. Contudo, acidentes acontecem e, vez ou outra, eles acabam fazendo um xixizinho no lugar errado ou deixando aquele cheiro característico de cachorro molhado.
Para isso, reunimos algumas dicas e receitas caseiras para te ajudar a diminuir o mau cheiro em casa.
Use um aspirador de pó
Aspirar os locais que os pets têm mais contato como sofá, o chão e o tapete é uma forma prática de retirar os pelos que ficam espalhados e, junto a eles, o odor que carregam.
Hora do banho
Para os cachorros, um ponto bem importante é dar banho de forma correta e na frequência certa. Isso deixará o pet sempre cheiroso e evitará o acúmulo de cheiro forte. Para melhorar ainda mais essa prática você pode lavar as patinhas e o corpo do pet a seco, assim que ele voltar de um passeio. A ideia é boa para que ele não deixe a casa com aquele odor da rua.
Separe os produtos
Mantenha os produtos para uso do pet separados daqueles próprios para limpar a casa. Inclusive, as esponjas usadas para tirar a sujeira dos objetos do pet não devem ser usadas nos móveis.
Solução para tirar o mau cheiro
Uma boa alternativa é preparar uma solução usando alguns produtos básicos, com a ajuda de um borrifador. Mas é bom garantir que seu pet esteja longe do resultado para que o cheiro não o incomode.
Ingredientes
- 1 litro de água
- ½ copo de vinagre branco (de álcool)
- 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio bem cheia
- ¼ de copo de álcool líquido
- 1 colher (sopa) de amaciante de roupa
Depois de pronto, coloque a solução em um borrifador e espalhe pelo sofá, móvel ou ambiente que esteja com cheiro forte. Quando secar passe um pano no local. O ideal é que o pet volte apenas após 30 minutos da aplicação. (o mesmo vale para limpar a casinha ou cama do pet, essas podem secar ao sol)
Você viu?
Tire o cheiro do xixi
Para lidar com aquele cheiro desagradável de xixi que fica pela casa, quando acontece aquele acidente, ou mesmo nem locais próprios para o pet fazer as necessidades, como o tapete higiênico ou jornal, alguns produtos comuns podem ajudar. Aplique vinagre branco no local e deixe agir por ao menos 15 minutos, sem deixar o cãozinho por perto. Em seguida, passe um pano no local e se o cheiro persistir um sabão neutro pode amenizar e limpar bem.
Esse processo também ajuda a evitar que o cão volte a fazer xixi naquele local, caso ele ainda não esteja acostumado a fazer no lugar certo.
Cheiro de cachorro molhado
O cheiro de cachorro molhado é bem característico e pode ser bem difícil de remover, esse odor se deve a bactérias que se alimentam dos óleos naturais dos cãezinhos.
Uma dica para isso é passar um pano com água limpa e desinfetante. E não esqueça de secar o cãozinho quando ele sair do local molhado onde estava, ou dar um banho para ficar limpo.
Ingredientes
- 1 litro de água
- ½ copo de vinagre branco
- 1 colher de amaciante
- ¼ Álcool
Com o auxílio de um borrifador, espalhe o conteúdo por onde o pet deixou o cheiro. Também se pode fazer isso com pano e balde, removendo a sujeira em vez de apenas disfarçar.
Aromatizante para o ambiente
As dicas são uteis para retirar o mau cheiro que os pets podem deixar pela casa, mas também é possível prevenir, antes de remediar. Uma boa dica é utilizar aromatizantes naturais para que o ambiente esteja sempre com um cheirinho agradável.
Ingredientes
- 1 litro de água;
- 1 colher de bicarbonato de sódio;
- ½ copo de vinagre branco;
- ¼ de álcool,
- 1 colher de essência de sua preferência (podem ser encontradas em farmácias de manipulação)
Em um recipiente, coloque alguns palitos de madeira e os deixe expostos pelo ambiente. Isso ajudará a diminuir o odor de cachorro. Também é possível comprar produtos já prontos, mas a receita caseira é um bom jeito de economizar.