Assim que as temperaturas abaixam, aumenta consideravelmente o número de incidência das famosas doenças de inverno. Nós ficamos bem mais suscetíveis a adoecer nessa época e com os animais de estimação não é diferente. Eles também ficam resfriados, gripados e com tosse, e, se não forem tratados a tempo, a doença pode evoluir para algo mais grave.

Leia também:  Por que contratar o serviço de um seguro para animais de estimação?

Dessa forma, é importante conhecer previamente as doenças de inverno mais comuns e recorrentes entre cães e gatos. Assim, é possível evitá-las ou tratá-las corretamente. Lembre-se que é responsabilidade do dono garantir a boa saúde do seu bichinho.

Doenças de inverno que atingem os cães

A melhor forma de prevenir que seu cachorro fique doente é manter as vacinas em dia
reprodução shutterstock
A melhor forma de prevenir que seu cachorro fique doente é manter as vacinas em dia

A enfermidade típica entre os cachorros é a traqueobronquite, conhecida popularmente como Tosse dos Canis . Apesar de ser mais recorrente no inverno, ela pode ocorrer em qualquer época do ano. Sua transmissão é muito rápida entre os pets, sendo provocada por vírus ou bactérias. Ela começa com uma tosse simples e garganta inflamada, mas, se não tratada a tempo, evolui para um quadro de pneumonia. 

Já a gripe canina, a que é parecida com a dos seres humanos, é causada pelo vírus H3N8. Os principais sintomas são febre, tosse persistente, coriza e espirros. Em alguns casos, o cachorro não demonstra nenhum desses sinais, mas ainda assim pode transmitir a doença. É preciso tomar cuidado porque a propagação é fácil entre outros cães. 

Ambas as doenças tem sintomas parecidos, por isso é normal serem confundidas. A prevenção é feita por meio de vacina, podendo ser instranasal (líquido instilado dentro das narinas) ou injetável (com agulha através da pele). Não deixe de vacinar seu pet, principalmente se tiver mais de um em casa. Se um fica doente, é muito provável que todos ficarão. 

Leia também: Cachorro resfriado: é possível o dono transmitir a doença para o pet?

Doenças que atingem os gatos

Evite manter seus animais de estimação próximos, pois a transmissão da maioria as doenças de inverno correm através do contato
reprodução shutterstock
Evite manter seus animais de estimação próximos, pois a transmissão da maioria as doenças de inverno correm através do contato

Já no caso dos gatos, a doença típica de inverno é a rinotraqueite. Ela é mais comum nos filhotes, mas, uma vez adquirida, 80% dos felinos continuam portadores. Dentre os sintomas, tem secreção nasal e ocular, dificuldades para respirar, febre e desidratação. 

A prevenção também ocorre por meio da vacina contra o herpesvírus, o agente causador da doença. Evite que seu bichano fique próximo de outros animais se estiver doente, pois a transmissão ocorre pelo contato. Uma dica é desinfetar o ambiente e os utensílios do pet para evitar a propagação na casa. 

Alguns bichos podem apresentar dermatite ao redor dos olhos, por causa da quantidade de secreção de pus na região. Normalmente o tratamento é feito com antibióticos, colírios, soros, inalação e suporte nutricional adequado. Essa doença é mais comum em locais com muito animais, como abrigos.

Animais idosos

Artrose é uma doenças que atinge os animais idosos, e piora principalmente no inverno
Reprodução/ Shutterstock
Artrose é uma doenças que atinge os animais idosos, e piora principalmente no inverno

Além das doenças respiratórias, cães e gatos idosos que sofrem com problemas ortopédicos. A osteoartrose (ou só artrose ) atinge os animais com problemas articulares, como hérnias de discos e displasia coxofemoral. Nessa enfermidade, a cartilagem sofre alterações degenerativas e perde a capacidade de absorver e distribuir impactos, resultando em fortes dores. 

As doenças que mais atingem os cães idosos 

Pets com artrose ficam mais quietos, sem vontade de andar e brincar. Por causa da dor, perdem o apetite e tem dificuldades para urinar e defecar. A situação tende a piorar nos dias mais gelados e úmidos. 

Como é uma doença crônica, não tem cura, mas os sintomas podem ser controlados. Analgésicos e anti-inflamatórios são os principais métodos prescritos pelos veterinários. Há também terapias alternativas, como fisioterapia e acupuntura. Tudo contribui para a diminuição das dores. 

Prevenção das doenças

Mantenha seus bichinho bem quentinho no frio, então compre roupa e forre sua casinha com cobertores
reprodução shutterstock
Mantenha seus bichinho bem quentinho no frio, então compre roupa e forre sua casinha com cobertores

A melhor forma de evitar as doenças é manter as vacinas em dia. Matenha seu pet sempre protegido, independente da época do ano. Não deixe de levar seu companheiro ao veterinário, mesmo sem apresentar sintomas das doenças de inverno. É a pessoa mais indicada para cuidar e garantir a saúde do bichinho. 

Coloque roupinhas quentes no inverno. Nem sempre os pelos são suficientes para manter o animal aquecido, por isso é necessário o auxílio de uma vestimenta. Opte por peças confortáveis e que permitam a mobilidade. Além disso, forre a casinha dele com almofadas e cobertores para que não passe frio durante a noite. 

Para ajudar no aquecimento, diminuía o número de banhos e tosas. Os pelos são a proteção natural para épocas geladas, por isso devem naturalmente crescer. O mesmo vale para os banhos frequentes, que podem desencadear problemas respiratórios. Para manter a pelagem limpa, basta escovar mais vezes. 

A hidratação também é muito importante. Durante o inverno, a sensação de sede diminui, consequentemente aumenta a desidratação. No caso dos gatos, são mais propensos a desenvolver cálculos renais por causa da baixa ingestão de água. Por isso, incentive o animal a beber bastante água e mantenha uma dieta mais úmida, pois é uma forma de hidratar também. 

Por último, priorize passear nos horários mais quentes. Procure sair quando o sol está forte, como 15h, assim evita que o bichinho sinta frio demais. Todo tipo de cuidado é muito importante nessa época do ano. É melhor evitar as doenças de inverno do que bobear e seu melhor amigo acabar enfermo. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!