Logo quando se adota um cãozinho uma das maiores alegrias do tutor é poder levá-lo para passear e divertir-se ao ar livre, depois de devidamente vacinado,  é claro. Por outro lado, há o desafio de educar o pet e garantir que ele não se torne destrutivo ou mimado. E mais difícil do que ensinar as regras dentro de casa é saber lidar com os problemas de comportamento ao passear com cachorro na rua. 

Com alguns truques e dicas passear com cachorro pode ficar mais agradável e divertido
shutterstock
Com alguns truques e dicas passear com cachorro pode ficar mais agradável e divertido


A coleira é o principal inimigo do tutor em vários momentos da caminhada. É comum o cão puxá-la sem parar e querer explorar o ambiente em que está. Mas, apesar de ser uma reação natural do pet, deve ser evitada por meio de comandos básicos  e, em especial, pelo adestramento. Nem sempre é fácil ganhar o respeito dele, porém com algumas dicas passear com cachorro será muito mais divertido.

Mude seu comportamento, antes de mudar o pet

Antes de dar qualquer ordem para o cão e demonstrar irritação, o tutor precisa repensar os próprios atos durante o passeio. Passe sempre confiança e firmeza para o cachorro. Se ele perceber qualquer insegurança no dono vai se sentir mais livre para fazer o que quiser. Afinal, se ele não tem líder, entende automaticamente que tem de tomar o controle da situação. 

undefined
Reprodução

Biscoitos para cães podem fazer parte da dieta de seu amigo

Recompensas

Pense em como incentivá-lo a andar sempre perto e não insista com relação a puxar a coleira . A ideia é ele prestar atenção no tutor o tempo todo em vez de focar apenas no caminho e nos próprios interesses.

Mas, lembre-se, no mundo dos cães nada é de graça: uma recompensa ajuda bastante na hora dele seguir as regras - só não exagere nos presentinhos. Pode oferecer um biscoitinho  sempre que o pet responder ao seu chamado. Isso deve ser feito apenas no início do processo de aprendizagem, para não virar um costume. Tente intercalar os episódios em que dá a guloseima, de modo que o cão nunca saiba quando vai receber ou não. 

"Siga-me"

Faça uma brincadeira simples para treinar a mente do pet: enquanto continua segurando a coleira se afaste um pouco dele e chame-o para perto de si. É convidativo e um movimento natural o cachorro ir até o dono se ele se virar e distanciar-se. Mude de direção de oito a 12 vezes e tente a cada vez dar ainda mais passos para longe. 

No início a resposta talvez não seja tão efetiva, por isso as recompensas são tão importantes para estimulá-lo. Sempre que ele acertar ressalte isso com um "Muito bem" ou "Isso!", além de passar a mão na cabeça como forma de elogio.

Quando ele já estiver bem treinado, continue elogiando sempre que ele estiver andando ao seu lado. 

undefined
Reprodução

Puxar a coleira é um mau hábito que precisa ser corrigido

E se o pet é desobediente?

Algumas raças são mais difíceis de treinar  e exigem mais paciência e tempo. Nesses casos, a coleira frontal, que atravessa o peitoral do pet ajuda a ter mais controle sobre ele. Se mesmo com essas dicas ele continuar desobediente , procure um instrutor especialista em adestramento .

E não esqueça: o cão deve aprender truques e regra ainda quando filhote, de preferência dentro dos dois primeiros anos de idade. Dessa forma, passear com cachorro será mais tranquilo e divertido. Mesmo que no começo seja mais trabalhoso, a insistência ajuda a fixar as regras na mente do animal e aos poucos ele pode se tornar um companheiro ainda melhor.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!