Alexandre Rossi explica como que a prática deve ser tratada para que não haja nenhum malefício para o animal e para o dono

Olá, amigos do Canal do Pet, tudo bem? Na casa de vocês o cachorro dorme na cama ou no cantinho separado para ele

Algumas pesquisas já mostraram que uma grande quantidade de cães dormem dentro de casa. Esse número também é alto em relação aos que estão acostumados a passar a noite dentro do quarto ou na cama do tutor. Mas, será que essa prática é realmente saudável para o animal que dorme com o dono e vice versa?

O cachorro que dorme na cama dos donos precisa ser muito bem educado para não ter problemas comportamentais
shutterstock
O cachorro que dorme na cama dos donos precisa ser muito bem educado para não ter problemas comportamentais

Sabemos que o cão é um animal social, assim como o ser humano. Se pensarmos em seus ancestrais, eles costumavam dormir juntos, aninhados, pois essa é uma forma de se proteger, ficando menos vulneráveis. Além de se manterem aquecidos.

Portanto, para os cães, dormir próximo aos humanos equivale a estar perto de sua família. Mas, por outro lado, devemos ter em mente alguns cuidados, pensando no bem-estar de todos.

Cães “grudados” demais

Muitos cães que não abrem mão de dormir com os tutores são extremamente apegados a eles. São aquelas "sombrinhas". O problema é que cachorros muito grudados têm maior predisposição para apresentar ansiedade de separação .

É importante também observar se o fato de o cão dormir na cama dos tutores o deixa mais ansioso em outras situações. Não é bacana permitir que esse seja um fator a desencadear comportamentos indesejados, como, por exemplo, não permitir que o marido ou a esposa durma do seu lado na cama, já que o cão fica ali guardando seu território.

Um cão obediente, bem treinado  em limites e um tutor consciente daquilo que se deve ou não permitir ao cachorro sempre levarão a uma boa convivência, mesmo quando se opta por deixar o cão dormir no quarto.

Treinar comandos como o "fica" e deixar que o animal fique em um cômodo com um osso bem gostoso, enquanto o dono vai ao banheiro, por exemplo, é um bom exercício para se fazer no dia a dia.

via GIPHY


Saúde

Outro ponto a ser considerado são as questões de saúde. É importante manter vermifugação e antiparasitários em dia, assim como as visitas preventivas ao veterinário. De qualquer forma, mesmo cães que dormem em qualquer lugar da casa devem ter sua saúde muito bem cuidada, ou seja, não é só porque dormem com o tutor que precisamos pensar na saúde deles. 

O que é certo então?

O certo ou errado fica a critério de cada um. Agir com bom senso deve ser o principal fator para decidir. Mas, pensando no bem-estar do cão, se a opção for deixá-lo dormir no quarto, ele deve ter sempre sua independência estimulada.

Seguindo esses conselhos e com bom senso, o cão que dorme na cama não apresentará porblemas comportamentais. Aliás, os meus têm total liberdade para dormirem na nossa cama se quiserem. 

Um abraço a todos,

Alexandre Rossi. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.