Assim como cães, gatos e outros pets, os hamsters também têm diferentes raças. Atualmente existem quatro tipos de roedores dessa espécie que podem ser cuidados como animais domésticos, segundo a veterinária Juliana Pajosse. São elas hamster sírio, hamster anão russo, hamster chinês e hamster roborovski.
Leia também: 5 cuidados que não podem faltar com o hamster de estimação
O comportamento do animal pode variar de acordo com a raça e por isso ao adquirir um a pessoa deve ficar atenta a todas as características.
No Brasil existem apenas duas dessas raças. “São elas o hamster sírio e o hamster anão russo. Vale lembrar que os hamster são animais solitários , portanto, somente devem ser colocados juntos os casais caso queiram que os mesmos procriem”, explica Juliana.
Hamster sírio
- Tamanho: entre 15cm e 19cm
- Peso: entre 90g e 140g
- Pelagem: a coloração pode variar entre cores sólidas, bicolores e até tricolores. Podem ser hairless (pelados) ou possuir a pelagem longa e densa (angorá).
- Comportamento: Costumam ser calmos com humanos, sendo então, os preferidos pra crianção e manuseio.
Hamster anão russo
Pode ser encontrado em duas variações. O Winter White e o Campbell.
Winter white:
- Tamanho: entre 7cm e 10cm
- Peso: entre 20g e 50g
- Pelagem: a cor padrão é cinza nas costas com uma faixa mais escura no meio e barriga branca. O tom de cinza pode variar. A pelagem é curta e macia. Costumam ser mais ariscos do que os hamsters sírios .
- Comportamento: Podem apresentar vocalização (gritos) e mordedura quando manuseados. São bastante agitados e precisam de estímulo constante.
Campbell:
- Tamanho: entre 10cm e 12cm
- Peso: entre 20g e 50g
- Pelagem: a cor padrão é uma mistura de cinza e marrom nas costas com uma faixa mais escura no meio e barriga branca. Já existem diversas variações de coloração sendo desde cores sólidas, até cores mescladas.A pelagem é curta e macia.
- Comportamento: costumam ser mais ariscos do que os hamster sírios. Podem apresentar vocalização (gritos) e mordedura quando manuseados. São bastante agitados e precisam de estímulo constante.
Juliana ainda fala sobre como alguns pet shops não levam em consideração as duas variações entre hamsters anões. “A pequena mudança de tamanho é sua maior diferença. Na prática, os petshops acabam apresentando os animais somente como “hamster anão russo”.
Para finalizar, ela alerta sobre o “hamster chinês”. “Alguns pet shops oferecem os animais híbridos (entre winter white e campbell) como “hamster chinês”, mas vale ressaltar que essa espécie jamais foi encontrada no Brasil até os dias de hoje.”