Você é daquele tipo de dono que faz de tudo para o cachorro, como se ele fosse gente? E não importa o que seja: vai desde dar comida na boca até desistir de dar uma bronca por causa da carinha de coitado que ele fez. Cuidado, você pode estar sendo adestrado pelo pet, o que não é benéfico para nenhum lado. 


O adestrador André Almeida, do Adestramento Comportamental, lista 8  situações em que os donos fazem "papel de trouxa" e explica porque elas acontecem. 

1. O cão pede comida toda hora e você acha que ele está com fome


Apesar da carinha de pidão super fofa, provavelmente o seu cão não está com fome, ele só quer ganhar atenção. André explica que "os cães são estimulados pelo o que acontece depois da ação deles". Isso quer dizer que ele só fica no pé chamando sua atenção porque quando ele faz isso ele ganha atenção. Se você ignorá-lo, a chance de ele te pedir diminui.

Tudo não passa de um condicionamento, que se reforçado, pode influenciar negativamente na dieta do animal. O cão pode acabar se recusando a comer a ração e só aceitar outros tipos de comida. 

2. Pega as suas coisas (chinelo, meia) sem permissão e você acha fofo



O comportamento não é fofo. É apenas mais uma forma que seu cão encontrou para chamar a sua atenção - e você sempre cai nessa! "Assim, ele consegue carinho ou uma bronca. Dependendo da situação que ele estava, até uma bronca é melhor do que não receber nada”, explica André. 

3. Você se derrete com a cara de coitado que o cão faz quando apronta


Mais uma vez, seu cachorro fez o que quiz com você. "O dono briga com o cão, ele faz aquela cara de 'desculpa'. O que vem depois é um carinho. Ele vai entender que o que ele fez foi bom", afirma o adestrador. Prepare-se para outra bagunça em breve. 

4. Finge que não escuta quando o dono chama


Você viu?

Ninguém gosta de ser ignorado, mas se for pelo cachorro está tudo bem? Quem manda em quem? 

André explica que essa situação "normalmente isso acontece porque você não tem algo que interessa ao cão". "Se você fala 'tó' ele vem correndo porque entende que vai ganhar algo. Mas se você emenda o nome dele com um tom bravo, ele entende que é algo ruim e vai te ignorar."

5. O cão faz tudo sozinho... quando quer 


Subir as escadas, na cama, no sofá, jogar a bolinha. O seu cachorro consegue fazer tudo isso, mas quando você está por perto desaprende, é você que tem de fazer tudo por ele. "Seu cão está te treinando", alerta o adestrador. 

Isso só acontece porque tudo que ele ganha com o comportamento é mais gratificante do que ele fazer sozinho. "O cão chega do lado da cama e chama a sua atenção até você pegá-lo, dar um beijo, um abraço." Ele poderia subir sozinho e ganhar tudo isso, mas te usa.  

6. Se recusa a comer e você dá a comida na boca dele



Essa é outra coisa que o seu cão poderia fazer perfeitamente sozinho, mas, por algum motivo, você acaba achando que não. É tudo uma bola de neve: o animal não tem horário para comer ou come muito, aí quando você quer que ele coma, ele não está com fome. E a culpa disso é toda sua.

"Quando o cão tem alimentação no horário correto, passeio, disciplina, isso gera um pet menos chantagista”, explica André. 

7. Faz várias coisas erradas até você decidir levá-lo para passear e, quem sabe, acalmá-lo

Mesmo que você não esteja com disposição para passear com o cachorro, ele consegue tudo que quer - isso já ficou claro nas situações anteriores. 

"O cão vai mudando o comportamento até ganhar que deseja.  Ele late e não adianta, aí ele morde o pé da cadeira e você vai buscar a coleira. Pronto, objetivo alcançado."

Como evitar ser feito de trouxa pelo pet? André explica no vídeo abaixo. 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!