Cada vez mais o número de shoppings que são pet friendly aumenta, consequentemente, a presença de cachorros é maior e a vontade que os donos têm de levar o seu também. Mas, como preparar o cachorro para o novo ambiente? Quais cuidados devem ser tomados? 

Levar o cachorro no shopping é cada vez mais comum
Shuttersock
Levar o cachorro no shopping é cada vez mais comum

Leia também: Quer passear com o animal? Conheça alguns locais pet friendly em São Paulo 

André Almeida, do Adestramento Comportamental, explica que "Antes de apresentar qualquer território externo ao cão, para que não haja problemas de desobediência e falta de foco, é necessário um treinamento prévio em casa. Assim o cão responderá aos comandos com mais facilidade". 

O dono precisa fazer isso porque tudo que é novo chama muito a atenção do cachorro, por isso ele vai puxar a coleira, latir, pular nas pessoas e ter outros comportamentos que podem não ser desejados. A partir do momento que o dono consegue exercer uma liderança sobre o animal, o passeio fica mais tranquilo. 

O adestrador também chama atenção para um ponto importante: quanto mais novo o cão for levado para o shopping, melhor ele vai se comportar com o tempo. Os cães mais idosos costumam dar mais trabalho por já terem uma personalidade consolidada e por isso precisam de um treinamento maior antes. 

"O equipamento usado também faz a diferença na contenção do cão, ele é fundamental para o controle. Por exemplo, quando o pet quiser pular nas pessoas é importante manter atenção na guia para que ele não alcance o que ele deseja, caso contrário ele será reforçado que sempre que alguém estiver próximo ele pode pular. Para não ficar chato, o dono pode explicar para a pessoa que o cão está em treinamento e ela só pode fazer carinho nele quando ele sentar ou estiver com as quatro patas no chão", afirma André. 

No caso dos latidos em excesso, a solução é o treinamento de foco. Ele deve ser feito antes de levar o cachorro para o shopping e o ideal é que seja acompanhado por um profissional. 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!