Cada vez mais o número de shoppings que são pet friendly aumenta, consequentemente, a presença de cachorros é maior e a vontade que os donos têm de levar o seu também. Mas, como preparar o cachorro para o novo ambiente? Quais cuidados devem ser tomados? 

Levar o cachorro no shopping é cada vez mais comum
Shuttersock
Levar o cachorro no shopping é cada vez mais comum

Leia também: Quer passear com o animal? Conheça alguns locais pet friendly em São Paulo 

Publicidade

André Almeida, do Adestramento Comportamental, explica que "Antes de apresentar qualquer território externo ao cão, para que não haja problemas de desobediência e falta de foco, é necessário um treinamento prévio em casa. Assim o cão responderá aos comandos com mais facilidade". 

O dono precisa fazer isso porque tudo que é novo chama muito a atenção do cachorro, por isso ele vai puxar a coleira, latir, pular nas pessoas e ter outros comportamentos que podem não ser desejados. A partir do momento que o dono consegue exercer uma liderança sobre o animal, o passeio fica mais tranquilo. 

O adestrador também chama atenção para um ponto importante: quanto mais novo o cão for levado para o shopping, melhor ele vai se comportar com o tempo. Os cães mais idosos costumam dar mais trabalho por já terem uma personalidade consolidada e por isso precisam de um treinamento maior antes. 

"O equipamento usado também faz a diferença na contenção do cão, ele é fundamental para o controle. Por exemplo, quando o pet quiser pular nas pessoas é importante manter atenção na guia para que ele não alcance o que ele deseja, caso contrário ele será reforçado que sempre que alguém estiver próximo ele pode pular. Para não ficar chato, o dono pode explicar para a pessoa que o cão está em treinamento e ela só pode fazer carinho nele quando ele sentar ou estiver com as quatro patas no chão", afirma André. 

No caso dos latidos em excesso, a solução é o treinamento de foco. Ele deve ser feito antes de levar o cachorro para o shopping e o ideal é que seja acompanhado por um profissional. 


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal iG

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!