Razões para adotar um gato mais velho

Adotar um pet e oferecer um lar amoroso a um animal necessitado é, sem dúvida, uma decisão gratificante. Um gato trará muita alegria e companhia para a vida de uma pessoa. Animais mais velhos costumam ser ignorados, mas eles são maravilhosos. Além de todo o carinho de um pet, eles ficarão cheios de gratidão e retribuirão com muito amor.

A rebeldia da juventude já passou

Os gatos mais velhos geralmente já passaram da fase de destruição de móveis e objetos, então o tutor não precisará se preocupar tanto com isso. Eles também tendem a ser mais calmos e tranquilos do que gatos jovens, o que os torna uma companhia relaxante.

Bogdan Farca/unsplash

As necessidades no lugar certo

O tutor não vai precisar ensinar o pet a usar a caixa de areia, ele já passou dessa fase. Além disso, terão um comportamento mais previsível.

Aquele gatinho que combina com você

Gatos mais velhos já têm uma personalidade mais estabelecida, o que pode ajudá-lo a escolher um com as características que você deseja.

Exigem menos atenção

Em comparação a um filhote, os gatos mais velhos precisam de menos atenção, o que pode ser uma vantagem para quem tem uma vida mais ocupada. Só não vale deixar o pet sempre sozinho – e aqui vale até adotar dois, para que eles sempre tenham companhia!

Adaptáveis

Felinos mais experientes já estão acostumados com a rotina e podem ser mais facilmente integrados à sua casa.

Menos energia para gastar

Gatos mais velhos geralmente exigem menos exercícios do que felinos mais jovens, o que pode ser uma vantagem para quem não tem muito tempo para brincar com o pet – enriquecimento ambiental ajuda a manter o felino distraído enquanto o tutor estiver ausente.

Menos arranhões

Os bichanos mais velhos já passaram pela fase de mordidas e arranhões, então o tutor não terá que se preocupar tanto com alguns ferimentos acidentais.

Menos destruição

Eles já são menos propensos a escalar cortinas, móveis e outros objetos da casa. Isso certamente é uma vantagem para quem quiser manter a casa em ordem – mas, é claro, o gato ainda vai querer observar o ambiente por um ângulo mais alto, então ofereça a ele algumas alternativas.

Altruísmo e recompensa

Adotar um gato mais velho é uma atitude bondosa e nobre, pois muitos deles têm menos chances de serem adotados em abrigos – além de já terem passado por possíveis dificuldades durante a vida - e precisam muito de um lar amoroso permanente

O seu pet no Canal do Pet

Você tem alguma história curiosa e divertida com o seu pet? Conta para a gente, quem sabe ela não aparece por aqui? Mande um e-mail com vídeos ou fotos para: canaldopet@igcorp.com.br

FreePik

Acompanhe também nas redes sociais