Como deixar os arranhadores mais atrativos para os gatos

O cuidado e atenção com os arranhadores deve ser feito desde sua compra até acessórios diferenciados no brinquedo

É da natureza dos gatos manter suas unhas sempre muito bem afiadas. Porém, se eles não possuírem um local específico para fazer isso, acabam por tornar sofás, cortinas, e diversos outros móveis da casa, um alvo para as pequenas garras. Uma opção popular e prática para resolver este problema são os arranhadores , que ainda ajudam os bichanos a exercitar as patas e desestressar.

Foto: shutterstock
Veja como deixar o arranhador mais atrativo para seu gato

Existem alguns fatores que ajudam o seu gato a ficar totalmente entretido no arranhador. Luciana Pellegrino, médica veterinária da Purina, explica que cada gato tem sua personalidade e suas preferências, que devem ser levadas em conta para deixar o objeto mais atrativo para os felinos. A atenção é necessária desde a compra até acessórios diferenciados no brinquedo.

Como escolher o ideal?

Há uma infinidade de tipos de arranhadores no mercado. Alguns são verdadeiros móveis, que incorporam, por exemplo, caminhas de descanso. A escolha ideal varia bastante de gato para gato. Vale a pena testar alguns modelos e ver qual o felino gosta mais. Os de tipo "sisal", costumam ter maior durabilidade, enquanto os de feltro, ou papelão, menor.

Também é importante lembrar que os arranhadores não podem ter nenhuma cola ou algum produto que seja tóxico para o seu animal. Além disso, é preciso ter atenção redobrada nos modelos mais caseiros – que podem soltar pequenos pedaços e serem ingeridos pelos gatos.

Outros fatores a serem levados em consideração na hora da escolha

Primeiramente, é importante saber de que modo seu bichano prefere arranhar. Vale observar se ele gosta de fazer o movimento verticalmente, ou horizontalmente, nos lugares onde costuma afiar as unhas. Luciana Pellegrino aconselha que o primeiro modelo seja do tipo ‘tapete’, que é versátil e pode ser utilizado em diferentes posições como no chão, ou preso na parede, por exemplo.

"Se ele já tem preferência e arranha algum móvel ou sofá, procurar
um material ou textura parecida e fazer um arranhador caseiro com o tecido que ele gosta, e papelão ou sisal embaixo (mas use sempre materiais não tóxicos e cuidado com as colas)", aconselha a especialista.

Como acostumar o gato com o arranhador

Foto: shutterstock
O gato deve ser acostumado ao arranhador desde pequeno

Caso o pet não esteja acostumado desde o começo a usar o arranhador, pode dar um trabalho um pouco maior fazer com que ele abandone os móveis, por exemplo, e comece a usar o brinquedo. "Utilizar petiscos como forma de recompensa é uma tática que funciona muito bem. Mostrar o brinquedo para ele e também simular que você está arranhando é outra forma de começar esse processo de adaptação. Experimente pegar a patinha dele e guiar ela até a superfície do arranhador", orienta a médica.

Despertando a atenção total dos felinos

Anexar ao aranhador brinquedos e materiais de textura diferentes que simulem "presas" pode ajudar. Os gatos têm um comportamento e o instinto de caça aguçado naturalmente por isso. Diferentes texturas como pelúcia, penas ou materiais que simulem movimento como fitas ou varinhas, prendendo esses objetos são ideais. 

Outra alternativa é a essência de "catnip" uma planta que é atrativa para os felinos, e que eles podem gostar. Também é importante deixar o arranhador longe de lugares muito barulhentos e movimentados. Além disso, o brinquedo deve ficar estável,para que quando o gato arranhe ele, este não saia do lugar, não oferecendo riscos. 

"Em geral o melhor arranhador para o seu gato é aquele que ele goste, que esteja em um ambiente que ele se sinta seguro e possa se divertir, desestressar e marcar o território à vontade!", finaliza Luciana.