Saiba como denunciar maus-tratos contra animais

Para quem é apaixonado por animais é muito difícil saber ou presenciar casos de maus-tratos e chega a ser revoltante saber que, em muitos casos, nada é feito e o agressor sai impune.

Contra os maus-tratos

As denúncias e apurações dos fatos podem ser muito burocráticas, o que dificulta a solução de crimes cometidos e a proteção animal. Infelizmente, situações de abandono, espancamento, envenenamento, entre outros, são bem comuns e vemos todos os dias pela mídia e nas redes sociais.

Pixabay/sianbuckler

Faça a sua parte

Muitas pessoas tentam tomar providências, mas é comum vermos casos de frustrações por não haver investigação adequada e, tampouco, culpados são punidos. É possível denunciar casos de maus-tratos pela DEPA, a Delegacia Eletrônica de Proteção Animal, no Estado de São Paulo.

Photo by Krista Mangulsone on Unsplash

Delegacia eletrônica

Por meio de um canal no site da Delegacia Eletrônica da Secretaria da Segurança Pública é feita a distribuição das denúncias envolvendo crimes contra animais para a delegacia mais próxima ao local onde ocorreu o crime.

Pixabay

Denuncie e fique por dentro

Quando é completada a denúncia, a Secretaria de Segurança Pública tem até 10 dias para entrar em contato com a pessoa que fez a acusação para informar o decorrer da investigação

Divulgação/Canil Municipal de Guarujá

Um trabalho mais eficaz

Com isso, o esperado é que as denúncias sobre crimes contra os animais sejam feitas de forma mais rápida e menos burocrática, além de serem realizadas de forma anônima, caso seja necessário.

shutterstock

Passe a informação

Com um meio mais ágil e fácil de denunciar os crimes de maus-tratos contra os animais, as pessoas tendem a se sentir mais motivadas a tomar providências, mas é importante que todos saibam como fazer.

Shuttersock

O site da DEPA

Quanto mais pessoas souberem como denunciar e cobrar por soluções, melhor será. Pelo site também é possível, além de denunciar, acompanhar uma denúncia já em andamento. Com os pets cada vez mais próximos das famílias, é fundamental termos também cuidado com os que estão em necessidade.

FreePik

Em outros estados

Em outros estados também existem leis e projetos visando trazer aos animais de estimação os direitos que eles merecem. Como o IMVL em Minas Gerais, por exemplo. É importante entender como as leis de proteção animal funcionam em nosso país.

Reprodução Twitter