Mistério revelado! Entenda como o cachorro sabe quem é seu dono
Foto: Reprodução
Mistério revelado! Entenda como o cachorro sabe quem é seu dono

O vínculo entre um cachorro e seu dono é uma conexão poderosa e única! Muitas vezes, nos perguntamos como esses animais são capazes de reconhecer e demonstrar amor por seus tutores. Embora o relacionamento entre humanos e cães seja complexo, a ciência tem algumas explicações sobre como os cachorros reconhecem seus donos e estabelecem laços afetivos .

Em geral, quase todos os cachorros sabem quem são seus donos e quem são estranhos. Normalmente eles mudam o jeito de agir com pessoas desconhecidas, latem, se escondem, ficam agitados ou até mesmo nervosos. Entenda como isso acontece.

Como o cachorro sabe quem é seu dono

Diferente do que pensamos, os rostos das pessoas não fazem tanta diferença para que o pet reconheça seu tutor. O cheiro é o grande segredo. Estudos indicam que os cães conseguem diferenciar as pessoas pelo olfato. Sendo assim, por passar muito tempo com você, o pet conhece muito bem seu cheiro.

Os pets fazem a associação através do cheiro, desconsiderando um pouco a parte visual. Sua voz também pode ficar marcada, uma vez que a audição dos animais é muito poderosa.

Como o cachorro decide um membro da família favorito?

Em famílias grandes, normalmente o pet pode apresentar maior proximidade com algum membro específico. Normalmente, os pets acabam se apegando mais a quem passa o máximo de tempo com eles.

Se há uma pessoa que sempre brinca, coloca comida e faz carinho rotineiramente, ele certamente interpretará esse indivíduo como sendo seu tutor principal. Normalmente, o bichinho costuma seguir o membro favorito da família. Outro indício é ele mostrar brinquedos e chamar você para brincar.

Em resumo, o cachorro reconhece seu dono principalmente pelo olfato, voz, linguagem corporal, tempo de convivência e energia emocional. Esses fatores combinados ajudam os cães a estabelecerem laços afetivos profundos com seus tutores, criando uma relação de confiança, amor e lealdade que perdura ao longo do tempo.

E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook , Instagram , Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!