Provavelmente você já ficou na dúvida sobre qual tipo de comida oferecer ao seu pet. “Será que devo dar ração ou posso oferecer comida para humanos? E se meu bichinho passar mal com algo que comeu?” Essas preocupações são comuns entre tutores de pets, especialmente quando se trata de garantir uma alimentação saudável e segura para nossos amigos de quatro patas. Afinal, uma alimentação adequada é a base para uma vida longa e feliz para os nossos companheiros.
A nutrição de cães e gatos é um tema que sempre gera discussões entre tutores de pets. Alguns acreditam que oferecer comida para seus animais é uma opção saudável, enquanto outros defendem o uso exclusivo de ração. Pensando nisso, Monique Rodrigues, veterinária e CEO da Clinicão (rede de clínicas veterinárias), esclarece as principais dúvidas sobre alimentação de pets. Confira:
1 . Comida humana pode substituir a ração?
Segundo Monique Rodrigues, não é recomendado substituir a ração por comida humana de forma regular. As rações comerciais são formuladas especificamente para atender às demandas nutricionais dos pets, enquanto o sustento humano pode não fornecer todos os nutrientes essenciais que eles precisam para se manterem saudáveis.
2 . Quais alimentos humanos são seguros?
Alguns alimentos humanos podem ser seguros em pequenas quantidades, como pedaços de frango cozidos sem temperos, cenouras, maçãs (sem sementes) e abóbora. No entanto, é importante evitar alimentos condimentados, com alto teor de gordura ou açúcar, e alimentos tóxicos como chocolate, uvas, cebolas e alho.
3 . Posso misturar ração com refeição humana para o meu pet?
Monique Rodrigues explica que, em alguns casos, é possível, porém com alguns cuidados. A veterinária explica que podemos adicionar pequenas quantidades de alimentos seguros, como pedaços de carne magra ou vegetais cozidos sem tempero, para tornar a ração mais palatável. No entanto, é importante garantir que a comida humana não ultrapasse 10% da dieta diária para evitar desequilíbrios nutricionais.
4. É melhor optar por ração ou por comida caseira?
As rações são formuladas para fornecer uma dieta equilibrada, atendendo a todas as necessidades nutricionais dos pets. Elas passam por rigorosos controles de qualidade e são enriquecidas com vitaminas e minerais específicos. Já uma dieta de comida caseira pode não garantir esses nutrientes essenciais, a menos que seja cuidadosamente planejada com a orientação de um veterinário.
5. Como garantir que meu cão tenha uma dieta equilibrada?
A melhor maneira de garantir uma dieta equilibrada é alimentar seu pet com uma ração de boa qualidade adequada à sua idade, porte e nível de atividade. Se optar por adicionar comida caseira, faça isso sob orientação de um veterinário para garantir que todas as condições nutricionais sejam atendidas.
Por Victoria Muzi