7 dicas para deixar o seu cachorro feliz
Laleska Diniz
7 dicas para deixar o seu cachorro feliz

Conheça atitudes que colaboram para saúde e alegria do seu animal de estimação

Um cachorro feliz também é sinal de um animal saudável, pois a alegria colabora positivamente para o bem-estar e para a saúde mental e física. Existem diversas maneiras de deixar o seu cão mais contente. Por isso, confira algumas sugestões!

Conheça os benefícios do adestramento de pets

1. Cuide da alimentação

A alimentação é um fator bastante importante para um cachorro alegre. Segundo Mariana Paraventi, médica veterinária e consultora técnica das clínicas Dra.Mei e das lojas Petland, ela “garante saúde física, mental e disposição para o pet interagir e brincar”.

2. Leve-o para passeios

Os passeios , ainda de acordo com a médica veterinária, são fundamentais para os cães, “pois, além de diminuir a ansiedade pela caminhada, o cão precisa de outros estímulos visuais, olfativos e sonoros, além dos que têm no seu ambiente”.

Entenda a importância dos sapatos para cachorro

3. Estabeleça uma rotina

De acordo com Mariana Paraventi, os pets precisam de uma rotina . Por isso, deve-se estabelecer horários para alimentação, passeios e brincadeiras. “O ideal, no caso da alimentação, é ser oferecida de duas a três vezes ao dia; e os passeios podem ocorrer duas vezes ao dia (em horários em que o sol não está muito forte)”, recomenda.

4. Estímulos mentais

Outra maneira de deixar o cachorro feliz é com estímulos mentais. “Brincadeiras de quebra-cabeça ou escondendo petiscos; truques como ‘senta’ e ‘deita’; trocar os brinquedos dos pets e não deixar todos à vontade para que eles não percam o interesse; oferecer diferentes tipos de brinquedos (bolas, pelúcia, mordedores, cabos de guerra, entre outros)”, lista a veterinária.

5. Reforço positivo

Mariana Paraventi explica que a melhor forma de um cachorro atender a um comportamento desejado pelo tutor é por meio do reforço positivo, isto é, recompensá-lo com petiscos, brincadeiras, elogios ou carinhos cada vez que acerta um comando. “Já foi provado que os cães respondem mais rapidamente e de forma duradoura com reforços positivos quando comparados às repreensões”, aponta a médica veterinária .

6. Incentive a socialização

Os cães precisam de momentos sozinhos e de independência, mas não podem ser deixados sós por longos períodos . Eles também precisam socializar com outros pets ou mesmo com humanos. “As creches são uma ótima opção para essa interação e para os cães que ficam muito tempo sozinhos em casa, o que também pode gerar estresse, ansiedade ou medo”, sugere Mariana Paraventi.

7. Visite o veterinário

Para que o cachorro fique sempre feliz é importante que ele esteja bem de saúde . “As visitas frequentes ao veterinário, além de identificar e acompanhar a saúde física do pet pela avaliação do especialista, podem diagnosticar alguns transtornos não observados antes pelo tutor”, explica Mariana Paraventi.

Saiba mais sobre educação e comportamento dos pets!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!