Cuidar de um gato significa, também, gerenciar seu bem-estar e, para isso, é necessário adotar algumas medidas importantes no dia a dia. Entender as necessidades e característica do seu bichano é vital para uma boa convivência no lar.
Independente de qualquer dica, visitas regulares ao veterinário são essenciais para garantir a saúde e dimensionar o bem-estar do animal.
Gatinho quer seringa
Vacinação é uma das palavras do ano, mas ela já era importante bem antes da pandemia. Inclusive para a saúde dos animais domésticos.
A partir de 8 semanas de vida os gatinhos devem tomar algumas vacinas. Elas servem para proteger das doenças virais que, em alguns casos, podem até ser fatais. Entre as principais vacinas que os gatos devem receber estão V3 ou V4 e antirrábica.
Há quem pense que a vacina antirrábica seja indicada apenas para os cães, mas isso não é verdade. A raiva é uma zoonose, pode ser transmitida entre os animais e o homem, e é fatal. Por isso a vacinação é imprescindível. Geralmente é transmitida através da mordida de um animal infectado, que pode ser um gato, um cão ou mesmo um morcego.
Castrar é preciso?
Não existe uma idade certa para castrar o gato, mas o ideal é que seja assim que finalize a sequência de vacinação. Isso deve ocorrer por volta dos 5 ou 6 meses de idade.
A castração precoce das fêmeas, ou seja, que acontece antes do primeiro cio, além de prevenir a reprodução indesejada, é indicada para prevenção de doenças como câncer de mama e infecções no útero, muito comuns entre as que não são castradas.
Leia Também
Já nos machos é importante a castração para evitar fugas, reduzindo o risco de se envolverem em brigas e contraírem doenças.
Refeições balanceadas
É importante oferecer uma alimentação íntegra e de qualidade a seu gato. Evite sobras de comidas ou alimentação à base de petiscos.
A ração seca ajuda a manter os dentes sem tártaro e são uma ótima fonte de nutrientes. Na hora de escolher, prefira as que possuem classificação super premium, pois a qualidade e a digestibilidade são maiores. Elas também são divididas entre filhotes, adultos, idosos, raças específicas e as que auxiliam nos tratamentos de doenças como renal e obesidade, entre outras.
Brinque com o seu pet
Brincar e estimular a atividade física dos gatos é fundamental e tão importante quanto mantê-los bem alimentados e com as vacinas em dia. Além disso, as brincadeiras são uma forma de reforçar os laços de amizade e vínculo.
Sem diversão é comum os gatos se sentirem estressados, com ansiedade e até depressivos. O ideal é definir e reservar um horário no seu dia para entreter seu gatinho, ele rapidamente vai se acostumar com essa rotina.